Teste de redação será aplicado em 3 de novembro, junto dos exames de Linguagens e Ciências Humanas.
Motivo de especulações de possíveis temas, a redação é uma das provas mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de saber as cinco competências avaliadas no texto, é importante estar atento a assuntos atuais que tendem a ser temática da prova.
Ávila Oliveira, coordenador de Linguagens e Redação do Unificado e Mariana Goulart, professora de linguagens e redação do Me Salva! separaram nove apostas de temas para a redação do Enem 2019 e por que eles acham que tais assuntos podem ser selecionados, confira:
1- Saúde mental em discussão no Brasil
Para Ávila, o tema é pertinente perante números alarmantes de casos de depressão e outras doenças mentais no Brasil, que lidera o ranking mundial desses distúrbios.
— Associadas ao tema, consequências como suicídio e perda da qualidade de vida são reforços para que essa temática apareça na proposta de redação — comenta.
2- Violência escolar
Durante três anos seguidos (2017, 2016 e 2015), o Enem movimentou discussões que envolveram de maneira direta diferentes formas de violência. Seguindo essa linha de abordagem, Mariana afirma que a violência dentro da escola pode ser o próximo enfoque, refletindo, nesse momento, por um lado, o atentado em Suzano e, por outro, o projeto do governo que propõe escolas cívico-militares.
3- A população em situação de rua no Brasil
Pauta antiga de entidades da área de direitos humanos, a informação sobre o número de pessoas em situação de rua no país deve continuar desconhecida após o Censo 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ávila afirma que as constantes notícias de agressões são razões para que o tema seja abordado na prova.
4- Valorização nacional
— Tanto a cultura como as riquezas naturais estão ganhando destaque nos discursos do governo atual, por isso é possível que a valorização desses elementos venha a aparecer na prova de redação — comenta Mariana.
5- Os desafios do combate aos maus-tratos de animais
A luta pelos direitos de animais ganhou força nos últimos anos no Brasil após a veiculação de casos de violência a animais, tanto de rua, quanto domésticos e silvestres. Além disso, Ávila acredita que grande parte da população desconhece os meios de denunciar esse crime, que persiste em todo o território nacional.
6- Alterações no mercado de trabalho
Mariana explica que esse tema pode abordar o cenário de desemprego, que foi assunto muito discutido neste e no ano passado. Além disso, ele consegue colocar em pauta o papel da tecnologia, tanto para a criação quanto para o desaparecimento de determinadas profissões.
7- A importância da vacinação
— Embora o Brasil tenha um dos mais reconhecidos programas públicos de vacinação do mundo, com os principais imunizantes disponíveis a todos gratuitamente, vêm ganhando força no país grupos que se recusam a vacinar os filhos ou a si próprios. Devido a isso, inúmeras doenças que estavam erradicadas ou controladas voltaram a atingir a população, como o sarampo — ressalta Ávila.
8- Desastres ambientais
Os desastres ambientais são algo em voga no cenário nacional, segundo Mariana, o que torna o assunto relevante é que isso não é apenas uma discussão dos últimos meses ou deste ano, mas já tem muita força pelo menos desde o desastre de Mariana em 2015.
9- Os desafios da gestão do lixo
De acordo com Ávila, um dos principais problemas encontrados nas cidades, especialmente nas grandes, é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. Por essa razão, ele considera que a conscientização da população a respeito da importância dessa discussão torna o tema pertinente para a prova.
Os 10 últimos temas
2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010: O trabalho na construção da dignidade humana
2009: O indivíduo frente à ética nacional
Com informações do site NSC Total