A novela é antiga mas, ao que tudo indica, o impasse da obra da estrada de acesso ao Farol de Santa Marta, em Laguna, poderá chegar ao fim. Após oito meses de trabalhos paralisados, ontem foi decidido que a pavimentação não será mais de paralelepípedos e sim de asfalto.
Na terça-feira, as lideranças e autoridades, que reivindicam por melhorias no trajeto, participarão de uma reunião com os representantes do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), em Florianópolis. Conforme a presidente da União das Associações de Pescadores da Ilha e uma das líderes do movimento de conclusão da obra, Maria Aparecida dos Santos Ramos, o encontro servirá para decidir quando os trabalhos reiniciarão. “Vamos cobrar celeridade para o reinício das obras. Em todos esses anos, a população de Laguna e Jaguaruna contabilizou prejuízos. E, agora, com a garantia que será concluída em breve e com o asfalto, reacendeu a esperança dos moradores em todos os aspectos”, observa.
A extensão que ainda falta para ser asfaltada é de 2,28 quilômetros. Aproximadamente 800 metros foram concluídos. “São cinco anos de luta que esperamos que acabe. A nossa estrada, enfim, terá a sua pavimentação conclusa e, com isso, teremos menos problemas de trafegabilidade”.
Contenção de dunas
Para que a estrada tenha condições de trafegabilidade, uma ação deverá ocorrer no local para evitar que as dunas continuem a invadir a pista. Situação que depende da direção e força dos ventos na região. O serviço deverá ser realizado pelo poder público. “Quanto às dunas, a plantação de butiás não será problema para a secretaria de meio ambiente, que resolverá esta questão. Queremos em breve ver a estrada finalizada”, informa o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, um dos apoiadores da ideia de mudar a pavimentação de paralelepípedo para asfalto, sistema que considera ser mais rápido e moderno.
SC-100
A SC-100 é um dos trechos integrantes de um projeto muito antigo do governo do estado: a efetivação da chamada rodovia Interpraias. Visa interligar o litoral sul catarinense por uma rodovia turística, entre Laguna e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. O projeto foi dividido em cinco lotes. O primeiro a ficar pronto foi o trecho 4: a estrada do Camacho, quando a inauguração ocorreu em outubro de 2009. O segundo foi a parte referente a Laguna (trecho 5), em abril de 2014. Os três primeiros lotes não têm previsão de quando serão feitos.
Com informações do jornal Notisul