
Foto – Divulgação
O eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua passa perfeitamente entre o Sol e a Terra, bloqueando total ou parcialmente a luz solar em uma determinada região do planeta. Eclipses são eventos relativamente comuns; todos os anos, diversos deles acontecem ao redor do mundo, despertando a atenção de milhares ou até milhões de pessoas. No dia 8 de abril de 2024, um evento extraordinário desse tipo foi registrado, visível em três países do continente americano.
Muitas pessoas na parte norte da América foram presenteadas com um espetáculo oferecido pelo cosmos: um eclipse solar, posteriormente apelidado por alguns meios de comunicação como o “Grande Eclipse da América do Norte”.
Iniciado às 12h42min, alcançou o seu ápice às 15h17min e chegou ao fim às 17h52min. Foi o primeiro eclipse solar total visível em três nações distintas e também o primeiro do tipo registrado no Canadá em 45 anos. Com uma magnitude estimada de 1,0565, o evento foi o trigésimo da série Saros 139.
No México, a totalidade do eclipse pôde ser admirada principalmente em estados ao norte do país, como Sinaloa, Durango e Coahuila. Ao passar pelos Estados Unidos, o fenômeno deslumbrou o céu de diversos estados, incluindo Texas, Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Michigan, Pensilvânia, Nova York, Vermont, Nova Hampshire e Maine. No Canadá, as províncias agraciadas pelo evento foram Quebec, Ontário, Nova Brunswick, Nova Escócia e Terra Nova. Além disso, o eclipse foi parcialmente visível em regiões como Islândia, Irlanda, partes da Grã-Bretanha, Espanha, Portugal, Açores e Ilhas Canárias.
Fonte Consultada:
WIKIPÉDIA. Eclipse solar de 8 de abril de 2024. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_solar_de_8_de_abril_de_2024 Acesso em 08 abr. 2025