Seminários serão realizados pelo Sebrae ainda neste mês.
Com 25 anos de implantação no Brasil, o Empretec já contou com a participação de mais de 240 mil empreendedores em todos os estados do país. Lançado originalmente pelo Centro de Corporações Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1988, o Empretec chegou ao Brasil em 1993 e tem o Sebrae como a única entidade autorizada a executar a metodologia no país. No Sul catarinense, as unidades do Sebrae estão com inscrições abertas para iniciar os seminários ainda neste mês.
O analista técnico do Sebrae/SC em Criciúma, João Alexandre Guze, explica que “trata-se de uma metodologia que trabalha os comportamentos comuns do empreendedor de sucesso, isso em sistema de imersão, pois são seis dias consecutivos de aprendizado”. Como citado por Guze, o Empretec não trabalha ferramentas, mas, sim, características empreendedoras e o desenvolvimento delas. “Trabalhamos a melhora da performance empresarial”, completa.
Ele também afirma que o método é direcionado para pessoas que já estão envolvidas ou que desejam se envolver com atividades empresariais. Um dos pré-requisitos é que elas tenham tempo disponível para se comprometerem com o Empretec durante o período de imersão.
“O interessado passa por uma seleção prévia do Sebrae, que é uma entrevista para avaliar o perfil empreendedor dele e se é o momento mais adequado para que participe do Empretec, já que cada pessoa pode participar do programa somente uma vez. Se aprovado na entrevista, ele pode fazer a inscrição. Caso seja reprovado, ele pode tentar novamente no ano seguinte”, destaca Guze.
Falta de planejamento
O Empretec trabalha 10 comportamentos comuns do perfil empreendedor, tais como planejamento, comprometimento, a busca pela qualidade, a atitude diante de riscos, entre outros. De acordo com o Sebrae, um dos aspectos observados no comportamento do empreendedor brasileiro é que ele planeja pouco, quando comparado com perfis de outros países.
“No entanto, a característica do comprometimento é muito melhor. O exemplo é bastante típico: a maioria dos pequenos empresários no Brasil não planeja a longo prazo, às vezes nem a curto, mas, se for preciso ficar trabalhando até tarde, na madrugada, para correr atrás do prejuízo, eles ficam. Isso é comprometimento, mas só isso não basta, então o Empretec trabalho o equilíbrio dos comportamentos”, pontua Guze.
É o que está fazendo o administrador da Alpha Clean Controle de Pragas, de Criciúma, Claudenir Machado. Ele ficou sabendo do Empretec através de conhecidos que já haviam participado e tentou entrar em 2016, mas, por falta de tempo, não conseguiu. Tentou novamente no ano passado e deu certo. Hoje, tenta equilibrar o que aprendeu.
“Não planejava nada da empresa, não estipulava metas. Quem participa da imersão recebe muitas informações e percebi que o principal ponto que precisaria mudar era esse do planejamento. Não consegui colocar tudo em prática ainda, mas já mudei o aspecto do planejamento, estou mais organizado. De modo geral, o Empretec foi uma experiência muito positiva”, avalia Machado.
Inscrições
Interessados podem entrar em contato com a unidade do Sebrae mais próxima e agendar uma entrevista. Em Criciúma, o telefone é o (48) 3403.2200. Já em Tubarão, o número é (48) 3626.4580. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Caso você não seja destes municípios, o setor de atendimento dessas unidades pode fazer o redirecionamento. Confira abaixo as cidades e as datas do próximo Empretec:
– Criciúma: 09 a 14 de julho
– Jaguaruna: 16 a 21 de julho
– Araranguá: 23 a 28 de julho
– Tubarão: 24 a 29 de setembro
Colaboração: Vanessa Amando/Partner NB Comunicação