Educação

Empresas da região abrem espaço para estudantes com formação técnica

Alunos do Colégio Satc que concluíram estudos em dezembro já estão atuando na área

Divulgação

Poucas semanas após concluir as aulas do ensino técnico, Vinicius da Boit já estava ingressando no mercado de trabalho. Formado no técnico em Manutenção Automotiva no Colégio Satc, ele começou a estagiar dia 13 de dezembro de 2021 na Carbonífera Metropolitana, em Treviso. “Quis fazer o estágio aqui pra aprender mais ainda sobre motores a diesel e ainda poder auxiliar na atividade que emprega muitas pessoas aqui na região que é a mineração”, explica Vinicius.

Ele integra o grupo de quase 300 estudantes que concluiu o ensino técnico em dezembro e já está apto para atuar profissionalmente. Desse total, mais de 47% já está empregado. “A Satc, ao longo de sua história, tem ajudado a fomentar o crescimento da economia, contribuindo com a formação de profissionais qualificados para a indústria”, ressalta o coordenador do Setor de Estágios da Satc, Fabiano de Medeiros Ugioni.

O estágio é obrigatório para quem concluiu o ensino técnico. São novos conhecimentos colocados em prática no cotidiano das empresas. E foi em busca desse aprendizado que Vinicius ingressou na Metropolitana. “Com o conhecimento técnico que aprendi no curso estou lidando com as adversidades que surgem no trabalho. O curso também proporcionou amizades com colegas e professores. E sempre que tenho dúvidas posso recorrer a eles para me auxiliar”, comenta o estudante.

A relação da Satc com o setor empresarial fortalece os vínculos e abre portas. Em 2021, foram mais de 3 mil oportunidades de estágio e emprego que foram abertas no Setor de Estágio. “Apesar de enviarmos alunos para todo o estado e também para o Brasil, há uma retenção expressiva desses profissionais que ajudam a desenvolver a nossa região”, destaca Ugioni.

Dentro do grupo que concluiu os estudos no final do ano passado e já está atuando, 80% permanece na região carbonífera. Uma das empresas que contratou esses jovens foi a Tecnnic Eletrônica Industrial. Hoje, são 16 atuando. “Conhecemos o perfil do aluno Satc e sua formação técnica e humana. É baseado nestes dois fatores que selecionamos colaboradores para atuarem na Tecnnic”, afirma o empresário Ricardo Luiz Santos.

Notícias Relacionadas

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Cerca de 160 mil mortes anuais têm relação com consumo desses produtos

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia

Motociclista morre em colisão frontal com carro em SC

Segundo relatos da PMRv, o motorista do carro, um homem de 25 anos, é suspeito de estar dirigindo sob influência de álcool no momento da colisão

Taxa de desocupação de Santa Catarina cai para 2,8%, o menor percentual em 10 anos

pesquisa do IBGE mostra também que o mercado de trabalho catarinense está em expansão