Geral

Empresas cerâmicas Eliane e Portobello desistem de associação

Fusão havia sido anunciada no final de 2011.

As empresas de revestimentos cerâmicos Eliane, de Cocal do Sul, e Portobello, de Tijucas, haviam anunciado em dezembro de 2011 os estudos para um possível processo de fusão. O objetivo das empresas era alcançar o mercado em padrões de competitividade internacional. Nesta quinta-feira, no entanto, conforme o Portal Engeplus, foi anunciado o cancelamento deste processo.

Em nota oficial nesta manhã, as empresas explicaram que os custos para tal fusão seriam consideráveis, e os fatores positivos, apesar de existirem, ficariam abaixo das expectativas. As cerâmicas ressaltaram, ainda, que durante o processo de negociação, ambas continuaram com seus trabalhos individuais. Sendo assim, nenhuma das duas teve prejuízo com o processo.

Leia o comunicado oficial das empresas na íntegra

As empresas catarinenses de revestimentos cerâmicos Portobello e Eliane informam que optaram por não se associarem, mantendo suas operações de forma independente. Conforme anunciado em 23/12/2011, as empresas mantiveram tratativas visando uma possível fusão, realizando desde então diligências e estudos projetando o novo negócio. Este processo foi realizado de maneira bastante criteriosa e profissional, contando com equipes em ambas as empresas e consultorias especializadas.

O objetivo principal do projeto de fusão, para ambas as empresas, era o crescimento acelerado e o ganho de competitividade em padrões internacionais. Desta forma, a busca de sinergias e a complementaridade de marcas e tecnologias nortearam os estudos e os planos de integração durante estes 4 (quatro) meses de execução da due diligence.

Ao final dos trabalhos, a conclusão, compartilhada por ambas as empresas, considerou que as sinergias e complementaridades, embora de fato existentes, ficaram abaixo das expectativas e que os custos de integração logística e operacional seriam consideráveis, impactando o novo negócio. Frente a este cenário e o programa de crescimento individual de cada empresa, os acionistas da Portobello e da Eliane decidiram priorizar seus planos de crescimento orgânico individual, abrindo mão do projeto de fusão.

É importante ressaltar que, durante as negociações, ambas as empresas seguiram suas operações normalmente e de maneira independente, não havendo prejuízos para suas atividades.

Fato Relevante

Em atendimento à Instrução CVM nº 358/02, Portobello S.A., sociedade anônima, com sede na Cidade de Tijucas, Estado de Santa Catarina, na Rodovia BR 101, KM 163 (“Portobello”), e a Eliane S.A. – Revestimentos Cerâmicos, sociedade anônima, com sede na Cidade de Cocal do Sul, Estado de Santa Catarina, na Rua Maximiliano Gaidzinski, 245 (“Eliane”), vem a público informar, juntamente com os acionistas controladores da Eliane, Max – Administradora de Bens e Participações Ltda., IARA – Participações Ltda. – ARIELI Administração de Bens Ltda., B7 Participações Ltda., Tasso Participações Ltda. e Viga Participações Ltda., em complementação aos fatos relevantes datados de 23 de dezembro de 2011 e 30 de março de 2012, decidiram de comum acordo, após a conclusão das diligências previstas no Memorando de Entendimentos, encerrar as negociações que visam a associação das empresas.