Conforme os organizadores, o prêmio visa homenagear pessoas que se distinguiram na Itália e em outros países honrando sua terra de origem.
O empresário e prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, foi homenageado, no último sábado (15), na 19ª edição do Prêmio Internacional Bellunesi. A cerimônia de premiação foi realizada em San Gregono nos Alpes, na Itália.
O prêmio é uma tradição consolidada e, conforme os organizadores, visa “homenagear as pessoas de Belluno que, com trabalho, humanidade e habilidade, se distinguiram na Itália e em outros países honrando sua terra de origem”.
O prefeito de Belluno, Mirco Badole, o presidente da Associazone Bellunesi Nel Mondo, Oscar del Bona, o presidente do Rotary Club Feltre, Fabio Raveane, e o presidente da Provincia di Belluno, Roberto Padrin, se fizeram presentes durante a entrega dos prêmios para Valdir Fontanella (Brasil), Adriano Ghedina (Espanha) e Carlo De Conz (Itália), destaques nas áreas de economia, cultura e social, respectivamente.
“É um alegria muito grande receber este prêmio do outro lado do mundo, principalmente do local de origem de meus familiares. Meu avô nasceu aqui e foi para o Brasil e agora o povo de Belluno é muito atencioso, carinhoso. Fico muito honrado pela homenagem, pois sei que se trata de uma escolha minuciosa. São três pessoas em vida e três pessoas em memória. Foi muito emocionante.
O reconhecimento aos que honraram a província iniciou em 1999, a partir de uma ideia conjunta do então presidente da Província, Oscar De Bona, do Rotary Club e da Associazone Bellunesi Nel Mondo – Adm. Conforme consta em publicações de jornais locais, “Fontanella, de uma família originária de Longarone que emigrou para Brasil no fim do século XIX, fundou, em 1991, a maior empresa de transportes especializada em cerâmica, com 500 veículos. Desde 2016, é prefeito de Lauro Müller”.
[soliloquy id="311201"]