O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira, reeleitos em primeiro turno em outubro de 2014, foram empossados para o segundo mandato na noite desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2015, em ato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Antes da posse, Colombo e Pinho Moreira participaram de missa na Catedral Metropolitana de Florianópolis, celebrada por Dom Wilson Tadeu Jönk.
Em seu discurso, Colombo destacou os bons indicadores da economia catarinense, como a geração de emprego e a distribuição de renda no Estado. "Somos um Estado de produção variada, intensa, e que evolui a cada nova geração. Santa Catarina é um exemplo para todo o país", afirmou o governador empossado. Ressaltou, ainda, a força da agroindústria catarinense, que é líder nacional na produção de itens como carne suína, maçã, cebola e pescados, além de ter posição de destaque na produção de aves, leite, arroz, entre outros. Indicadores sociais nas áreas de Educação e Saúde também foram destacados, como a menor taxa de analfabetismo e a menor taxa de mortalidade infantil do país e o primeiro lugar em transplante de órgãos.
O governador também falou sobre os principais programas de governo lançados no primeiro mandato, como o Pacto por Santa Catarina, maior pacote de obras da história do Estado, com R$ 10 bilhões em investimentos aplicados em todas as áreas. Até o momento. foram aplicados foram aplicados 20% dos recursos totais do Pacto, índice que deve chegar a 65% até o final de 2015. São obras como novos hospitais, estradas, escolas e viaturas e equipamentos para órgãos de Segurança Pública.
Outro programa destacado foi o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), que está garantindo o repasse de R$ 600 milhões para as 295 prefeituras catarinenses. "Cada município escolheu suas obras prioritárias e o Governo do Estado garantiu os recursos a fundo perdido", explicou o governador.
Ao mesmo tempo em que ressaltou as conquistas do primeiro mandato, Colombo ressaltou que começa agora um novo governo, reconhecendo os desafios que tem pela frente. “O perigo das reeleições é a tentação de fazer parecer rotina o que é algo grandioso. Estou aqui para desmentir essa lógica e quebrar o paradigma das reeleições. O curso natural dos novos mandatos não será obscurecido, em Santa Catarina. O que passou, passou. Teremos novos tempos, novas iniciativas, procuraremos novas inspirações. Quero inverter a tentação da repetição. O novo surpreendente prevalecerá sobre o previsível. Não nos deixaremos dominar pelo conformismo e pela ilusão de que já esgotamos nossa imaginação e competências. Não serei o mesmo governador que fui até agora. Pretendo me superar no melhor e reverter erros e omissões. Esta é uma declaração pessoal e voluntária de ruptura com o convencional e o conveniente”, discursou o governador.
O vice Eduardo Pinho Moreira lembrou do reconhecimento que o governo teve da população catarinense. "Foi uma felicidade sem igual quando em 2010 fomos eleitos em primeiro turno. E uma felicidade maior ainda constatar que nossos esforços e o trabalho que desenvolvemos nesses quatro anos tenham de fato sido aprovados pela maioria dos catarinenses quando estes nos deram uma segunda vitória em primeiro turno em 2014", agradeceu.
Este será o terceiro mandato de Pinho Moreira como vice-governador, o segundo ao lado do governador Raimundo Colombo. "Agora, pretendo me empenhar ainda mais no combate a essa burocracia insana que boicota a administração pública em todos os níveis. Também serei um fiscalizador e cobrador mais rígido nos resultados. Nosso povo não quer mais esperar, e nem merece", acrescentou.
Perfil do governador e do vice
Natural de Lages, o governador Raimundo Colombo nasceu no dia 28 de fevereiro de 1955. Pai de dois filhos, Colombo começou sua vida pública com 26 anos, após se destacar como líder do grupo de jovens da igreja católica. Em sua carreira política, acumula experiências como secretário de Estado, presidente de autarquias, a exemplo da Celesc e da Casan, e como deputado estadual e federal. Foi, também, prefeito de Lages por três vezes e senador. Foi eleito governador do Estado de Santa Catarina em 2010 e reeleito em 2014, nas duas vezes em primeiro turno.
O vice-governador Eduardo Pinho Moreira é natural de Laguna, nascido no dia 11 de julho de 1949. Tem quatro filhos. É formado em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Na carreira política, ocupou postos como prefeito de Criciúma, deputado federal, presidente da Celesc, vice-governador (cargo que assume agora pela terceira vez) e governador de Santa Catarina (entre abril e dezembro de 2006).
Colaboração: Alexandre Lenzi/Secom Governo de SC