Geral

Emoção marca celebração religiosa em homenagem aos mineiros

Cerimônia reuniu por volta de 150 trabalhadores, além de famílias e comunidades.

Foto: Divulgação

Os trabalhadores da mineração de carvão foram homenageados nessa sexta-feira, dia 14, durante uma celebração religiosa realizada no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. A cerimônia, marcada por emoção, bênçãos e pela valorização do setor carbonífero na região Sul Catarinense, reuniu cerca de 150 trabalhadores, além de famílias e comunidades.

Na solenidade, destaque para o andor com a imagem de Santa Bárbara (padroeira dos mineiros) e a decoração com carvão bruto e maquetes iluminadas, representando a importância do mineral para a geração de energia elétrica. Os mineiros entraram no Santuário levando bandeiras dos municípios onde há mineração, bem como banners das empresas em que atuam.

A história da Santa Bárbara, interpretada por uma personagem com as mesmas vestes da padroeira, bem como a Bênção dos Capacetes, marcou o final da celebração. Os mineiros, unidos no altar, iluminando o Santuário com as luzes das lanternas, também foi um momento emocionante.

A celebração foi presidida por Dom Murilo S. Ramos Krüger – Arcebispo Emérito de Salvador (Bahia) e fez parte da Festa da Misericórdia, que inicia na Páscoa e termina uma semana após, no Domingo da Misericórdia. O Domingo da Misericórdia foi instituído pelo Papa João Paulo II com o objetivo de homenagear o Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, padroeiro do Santuário, em Içara.

Homenagem ao setor carbonífero

Esta foi a segunda vez que os trabalhadores da mineração de carvão foram homenageados no Santuário, em Içara, durante a Festa da Misericórdia. Um dos organizadores da celebração, o coordenador de liturgia do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, Rafael Tibincoski Casagrande, sublinha a alegria em destacar os mineiros.

“Foi uma celebração muito bonita, que ressaltou a importância do setor carbonífero na região. Um momento especial para enaltecer o trabalho dos mineiros, que é tão essencial para todos nós”, disse. Segundo ele, além de gerar emprego e renda, as empresas carboníferas da região são reconhecidas pelos importantes projetos ambientais e sociais que realizam.

Com informações do site TN Sul

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Notícias Relacionadas

Cidade Mineira celebra Nossa Senhora de Fátima

Programação da festividade terá duração de uma semana.

Chuva de rosas e santa missa abrem a 85ª Festa em Honra a Santa Barbara e Santa Luzia em Lauro Müller

Imagens das santas trazidas por mineiros foram acolhidas na igreja do distrito do Barro Branco sob pétalas de rosas lançadas de helicóptero.

Bispo presidirá missa na Casa do Egresso

Carbonífera Catarinense comemora 20 anos de atuação em Lauro Müller com missa no Guatá

Com a presença de diretores, colaboradores e comunidade, o Padre Antônio Vander proferiu uma missa de agradecimento na Capela Nosso Senhor do Bom Fim.