A programação iniciou nesta segunda-feira (26/08), no Centro de Vivências, e segue até quinta-feira, dia 29
Na semana em que a profissão de psicólogo completa 62 anos de regulamentação no Brasil, o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) promove a Semana Acadêmica do curso de Psicologia. A programação iniciou nesta segunda-feira (26/08), no Centro de Vivências, e segue até quinta-feira, dia 29. Na abertura, a mestre e psicóloga, com 17 anos de atuação em situações de desastres e emergências, Adriana Silveira Cogo, tratou, de forma remota, do tema “A Psicologia frente ao contexto das emergências e dos desastres: o papel dos(as) psicólogos(as) e as implicações psicossociais para sujeitos e comunidades”.
Conforme a coordenadora do curso de Psicologia, Vandreça Vigarani Durigon, no mês em que se comemora mais um aniversário da psicologia no país, a temática que chama atenção é o papel da psicologia frente à dor e à perda de pessoas, grupos e instituições. “É tempo de repensar o nosso lugar e a nossa missão enquanto profissionais, diante de um novo cenário, o das emergências e dos desastres”, comentou a coordenadora.
Ainda segundo Vandreça, os quatro dias de eventos serão para pensar sobre a “Psicologia e a poética da vida, dialogando sobre perdas e recomeços. Como atuar frente às emergências, desastres; como lidar ou como compreender as implicações psicossociais de sujeitos e instituições nesses cenários? E o luto? Qual é o nosso papel diante dessa categoria interdisciplinar? E, por fim, retomar o nosso papel diante da luta por um cuidado humanizado e atento às necessidades humanas e constitucionais em Saúde Mental”, disse.
Antes da palestra, o vice-reitor, Luiz De Noni, deu as boas-vindas aos presentes e desejou que aproveitassem o evento. “Esses momentos são os que propiciam, exatamente, o que é a profissão escolhida por vocês. O tema do evento é oportuno, trata da dor e das perdas que precisamos superar”, disse durante o discurso inicial.
Ainda estavam prestigiando a abertura o pró-reitor acadêmico, Leonardo de Paula Martins, e a diretora de Cultura do Unibave e presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans, Edina Furlan Rampineli.
Sobre Adriana
Adriana possui 20 anos de experiência em processos de luto e 17 anos de atuação em situações de desastres e emergências. Ela trabalhou como psicóloga do Médicos Sem Fronteiras na missão no Rio Grande do Sul em 2023 e como psicóloga da Força Nacional do SUS na missão no Rio Grande do Sul em 2024. É coautora dos livros “Intervenção psicológica em emergências: fundamentos para a prática” e “Recomendações e orientações em saúde mental e atenção psicossocial na Covid-19”; autora do “Baralho conversando sobre o luto e ressignificando perdas”; e organizadora do livro “A experiência no suporte emocional a enlutados na Covid-19: intervenção on-line por psicólogos especialistas em luto”.
Programação
- Dia 27 – Capela Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
19h15 – Abertura e Apresentação Cultural;
19h30 – A Psicologia e sua atuação frente ao processo de luto com Esp. Joice da Silva Antunes – Psicóloga e Dra. Clésia Mendes Zapelini – Pedagoga;
20h45 – Socialização Projeto de Extensão: Grupo de Apoio ao Luto (GAL) – uma experiência de acolhimento, com Esp. Ana Paula Volpato – Psicóloga e os acadêmicos Luigi Martinelli, Nátali Souza Nunes e Polyanna S. Rocha;
- Dia 28 – Centro de Vivências
Atividade do Centro Acadêmico do Curso de Psicologia – Capsi com Adriana Zomer;
- Dia 29 – Centro de Vivências
14h às 17h – II InterCAPS da Região Carbonífera;
19h15 – Abertura e Apresentação Cultural;
19h30 – Roda de Conversa: Saúde mental e o cuidado em liberdade: por uma assistência e cuidados alinhados aos princípios constitucionais, com o promotor de justiça Ministério Público de Santa Catarina, Douglas Roberto Martins, a psicóloga Larissa Nunes de Souza Leite e advogada Valéria Rodineia Zanette.