Esse é montante de pessoas que ainda não se imunizaram nos doze municípios.
Alerta na Gerência Regional de Saúde. As 113 mil pessoas que ainda não se vacinaram contra a febre amarela nos municípios da região carbonífera têm até o próximo dia 31 para se imunizar. “As doses que não forem utilizadas até o dia 31, nós teremos que descartar, jogar fora. Elas perdem a validade e, a partir do dia 1º de agosto, não podemos abrir mais”, confirma a enfermeira do Programa de Imunização da 21ª Gerência de Saúde, Rosane Maria dos Santos Ghedin.
“As pessoas pararam de ir. Se as pessoas não forem, vamos perder. Não temos muita garantia de estoque grande para o segundo semestre. Essa vacina já veio para uma situação de campanha. Estamos preocupados”, afirma. “Temos três casos de febre amarela no estado, dois óbitos confirmados, e temos uma área de mata que faz um corredor grande na Serra Geral. Alguns municípios fizeram vacinação casa a casa em regiões próximas às matas”, comenta.
Municípios estão promovendo horários estendidos, à noite e até nos finais de semana, mas os índices ainda seguem tímidos. A exceção é Treviso, onde 95% do público alvo já foi imunizado. O menor índice da Amrec está em Criciúma, com 59% dos vacinados. Fazem parte do público alvo pessoas de nove meses a 59 anos, menos gestantes ou quem está amamentando crianças de até seis meses. Há restrições, ainda, para quem faz tratamento que resulta em diminuição da imunidade e os sujeitos a anafilaxia. Portadores de doenças crônicas devem portar autorização médica para tomar a vacina.
Depois que as doses vencerem, elas são recolhidas por empresas especializadas em descarte ou então encaminhadas para Florianópolis.
Vacinação na Amrec:
- Balneário Rincão – 58%, faltando 4.590 pessoas
- Cocal do Sul – 74%, faltando 3.599 pessoas
- Criciúma – 59%, faltando 70.696 pessoas
- Forquilhinha – 64%, faltando 7.611 pessoas
- Içara – 64%, faltando 13.800 pessoas
- Lauro Müller – 73%, faltando 3.352 pessoas
- Morro da Fumaça – 56%, faltando 6.404 pessoas
- Nova Veneza – 78%, faltando 2.557 pessoas
- Orleans – 62%, faltando 7.116 pessoas
- Siderópolis – 66%, faltando 3.880 pessoas
- Treviso – 95%, faltando 132 pessoas
- Urussanga – 71%, faltando 4.908 pessoas
Com informações do site 4oito