Geral

Em Orleans, famílias perdem casas, pontes são interditadas e alagamentos e deslizamentos são registrados

Situação é crítica na cidade, onde estradas e pontes foram danificadas; diversas famílias tiveram prejuízos; e alguns bairros e localidades estão sem acesso.

Casa é arrastada pelo rio em Orleans

Família criou campanha on-line para ajudar a reconstruir a casa – Foto: Reprodução

Orleans enfrenta, neste sábado, dia 7, um dos maiores desastres ocasionados por eventos climáticos de sua história. A chuva intensa que atinge a região fez com que o nível do rio aumentasse consideravelmente, arrastando, inclusive, duas residências e interditando pontes.

Os dois imóveis ficavam situados às margens do rio, no bairro Coloninha. Uma edificação de madeira foi completamente arrastada pela força da água e o outro imóvel, de alvenaria, desmoronou parcialmente. Conforme informações da Administração Municipal de Orleans, não houve feridos.

Pessoas próximas a uma das famílias criou uma campanha on-line de arrecadação e solicita apoio para reconstrução do imóvel. Os interessados em colaborar podem acessar este link.

A principal ponte de Orleans, situada na SC-108, bairro Conde D’Eu, que dá acesso às cidades de Urussanga, São Ludgero e Lauro Müller, foi interditada após o nível do rio subir a ponto de a água passar por cima da ponte, oferecendo risco. Porém, foi liberada por volta das 12h30min. A ponte situada no distrito de Pindotiba segue interditada. A ponte no bairro Coloninha está liberada.

Ponte situada no distrito de Pindotiba, em Orleans – Foto: Divulgação

Em diversos pontos da cidade, houve alagamentos e deslizamentos de terra. A rodovia Serramar, entre Orleans e Pedras Grandes, chegou a ser interditada após registro de queda de barreira. Porém, a equipe da Prefeitura já providenciou a desobstrução da via. Algumas localidades ficaram sem acesso, tais como Ponte Preta e Rio Minador. Os órgãos públicos ainda não divulgaram dados oficiais que informem todos os estragos causados pela chuva.

Rodovia Serramar, entre Orleans e Pedras Grandes:

O Corpo de Bombeiros de Orleans apresentou as ocorrências atendidas até as 8 horas de hoje. Na SC-390, no bairro Otávio Dalazen, os socorristas fizeram a retirada de duas pessoas em uma residência que estava com risco iminente de alagamento e com área sujeita a deslizamento abaixo do imóvel. Além dos resgates, averiguações foram feitas e orientações foram repassadas aos moradores em áreas de risco.

O Serviço Social e Habitação de Orleans deixou o Centro de Convivência da Terceira Idade de Orleans à disposição para aqueles que necessitam de abrigo. No local, estão sendo disponibilizados alimentação, colchões e toda estrutura necessária para auxiliar a população neste momento. Os números de contato para situações de emergência são: Defesa Civil (48) 3886-0163, Samu 192, Polícia Militar 190 e Polícia Civil 197.

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região