No final da tarde do último domingo (22), a Gôndola, um dos grandes símbolos da italianidade de Nova Veneza e o ponto turístico mais visitado da cidade, sofreu depredação de patrimônio público. O ato, conforme comerciantes e pessoas que descansavam na praça, foi praticado por três mulheres e um homem. A ação aconteceu perto das 18h, horário entre a saída do gondoleiro e a chegada do guarda noturno.
Mesmo com a Praça Humberto Bortoluzzi lotada de turistas e moradores, os jovens não se sentiram intimidados. “Eles estavam visivelmente alterados quando subiram e começaram a pular. Com o balanço dos saltos a gôndola virou e um deles caiu no deck. Depois disso fugiram em dois carros”, relatou o proprietário de um dos restaurantes próximo ao local. O Voyage preto e outro carro prata utilizados na fuga apresentavam placas de Içara.
Com entrada gratuita desde a sua chegada, em 2006, é a primeira vez que a embarcação sofre uma situação como esta. A equipe da secretaria de cultura imediatamente tomou providências para retirar a água acumulada. Conforme a diretora de cultura, Izabelle Destro, não foram encontrados danos graves. “Faremos uma vistoria para ter certeza disso”, completou. Ainda segundo a diretora, o horário de permanência de guardas e a gratuidade da atração serão revistos junto com a ANET – Associação Neoveneziana de Turismo.
Colaboração: Flávia Bortolotto / Comunicação Prefeitura de Nova Veneza
[soliloquy id=”157645″]