Geral

Em greve, professores estaduais articulam pedágio solidário nesta quinta-feira

Concentração será no bairro Vila Nova, em Içara

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os professores estaduais do Sul do Estado estarão mobilizados nesta quinta-feira (23), em um movimento macrorregional. Profissionais da região de Criciúma, Araranguá, Tubarão e Laguna irão se concentrar no bairro Vila Nova, em Içara, onde irão se organizar para a realização de um pedágio solidário. Todo o valor arrecadado será revertido aos afetados pelo tornado que atingiu o Oeste catarinense na última segunda-feira (12).

Segundo a coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina – Sinte/SC, Cintia dos Santos, o movimento vai ocorrer em todo o Estado.

“Além de ajudar estas pessoas, este movimento ressaltará que a categoria não tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS. Não temos amparo nenhum neste tipo de situação. Os nossos benefícios, como a regência de classe, este governo está querendo nos retirar”, explica Cintia. Em Criciúma, a categoria sairá da rodoviária às 14 horas até o ponto do pedágio. 

Nesta sexta-feira (24), conforme o Portal Engeplus, o magistério catarinense completa um mês em greve. Neste período, houve uma proposta do Governo do Estado e que foi rejeitada pelo magistério. Segundo Cintia, alguns professores podem ter voltado para as escolas nos últimos dias, mas são casos isolados e que não colocam em funcionamento as instituições. Em Criciúma e região, a mobilização, segundo o Sinte, chega aos 75%.