Aproximadamente 200 crianças de escolas municipais e estaduais de Lauro Müller formaram-se no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – Proerd. A cerimônia foi realizada nessa quinta-feira (14), no Salão de Festas da Igreja Matriz.
A realização do programa é fruto de parceria entre a Polícia Militar, o Governo de Lauro Müller, por meio da Secretaria de Educação, e o Governo do Estado. Através da conscientização, o Proerd visa a prevenção e a resistência do aliciamento de usuários e traficantes e da violência. Para isso, envolve a escola, a família e a polícia. A formatura contou com a entrega dos certificados e sorteios e com a presença do mascote do programa, o Dare.
Segundo o prefeito, Valdir Fontanella, neste mais de oito meses de gestão, este foi um dos momentos de maior orgulho. “Vocês representam o futuro do nosso município, da nossa nação, e receberam importantes ensinamentos e estão mais preparadas para viver na sociedade, sabendo discernir o certo do errado, o caminho do bem e do mal”, afirmou.
“A estar crianças, o conselho que posso deixar é para que acreditem no sonho de vocês. Lutem e deem o melhor de si, que, certamente, vocês irão alcançar seus objetivos. As orientações repassados no Proerd precisam ser levados a sério para toda a vida. As drogas apenas prejudicam a vida das pessoas. Se você quer ser um vencedor, precisa dizer não às drogas. Aos pais, o melhor presente que vocês podem dar a seus filhos são os bons exemplos, principalmente, de respeito ao próximo e disciplina”, acrescentou.
A secretária de Educação de Lauro Müller, Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella, também enalteceu a importância do programa. “É uma alegria participar de um evento tão positivo para o nosso município, abrilhantado pelas crianças, pelos professores e pelos policiais do município e região, que debatem temas importantes, que devem ser discutidos nas escolas, como as drogas e a violência”, disse.
Para o responsável pelo destacamento da Polícia Militar de Lauro Müller, sargento Walberto de Oliveira Walter, se faz necessários que os ensinamentos continuem sendo repassados e fazendo parte da formação das crianças. “O Proerd é um programa muito especial para a Polícia Militar porque lida com crianças com uma faixa etária em que a propensão às drogas está no início. Nosso objetivo é um futuro sem drogas. Ver estas crianças nesta noite empenhadas e prometendo não se envolver com as drogas é gratificante para nós. Aqui, é o início. A partir de agora, é importante que a família dê continuidade”, reforçou.
[soliloquy id="241292"]