Em passagem pela região Sul de Santa Catarina, o vice-governador e candidato à reeleição, Eduardo Pinho Moreira, cumpriu agenda de campanha na cidade de Criciúma. Entre reuniões e compromissos com a imprensa, o presidente estadual do PMDB recebeu apoios importantes e defendeu a coligação SC em primeiro lugar, destacando o volume de investimentos e as inúmeras ações implantadas pelo atual Governo, na região Carbonífera.
Logo pela manhã o ex-prefeito de Criciúma esteve na rádio Som Maior e participou do debate entre os candidatos a vice-governador. Junto com seis, dos outros sete candidatos, o atual vice-governador ouviu muitos questionamentos de seus oponentes, que naturalmente mantiveram o foco na administração em curso. “Buscamos imprimir ações importantes em todas as áreas. Podemos citar o investimento de R$ 12 milhões no Hospital São José e obras estruturantes fundamentais para o desenvolvimento econômico da região”, destacou.
No meio da tarde o vice de Raimundo Colombo participou de entrevista coletiva, acompanhado pelo presidente municipal do PMDB, Tita Belolli, e pelos candidatos Ronaldo Benedet (federal) e Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro (estadual). “Há quatro anos eu era candidato ao Governo e retirei minha candidatura para apoiar o então candidato Raimundo Colombo. Naquele momento estabelecemos um pacto de que atenderíamos os compromissos assumidos com a região Sul”.
Convidado pelo empresário Olvacir Fontana, o candidato peemedebista se reuniu com o presidente da ACIC, César Smielevski e representantes de 14 dos 21 sindicatos patronais da região. “Mas do que apoio, nós recebemos reconhecimento”, relatou o vice-governador, que tomou conhecimento da campanha que o empresariado local pretende lançar em defesa dos candidatos da região. “Vamos estimular os catarinenses do Sul a depositarem seus votos em candidaturas da região. Assim reforçamos nossa representação nas esferas estaduais e nacionais”, disse Fontana, um dos idealizadores do projeto.
Investimento bilionário no Sul
Eduardo Moreira destacou aos jornalistas os avanços alcançados na atual gestão, frisando que muitos dos temas em pauta já estão sendo atendidos através de projetos em curso. “A via rápida de criciúma está com 63% concluída, o anel do contorno tem 49%, está sendo elaborado o projeto da alça final do anel do contorno”, enumerou o vice-governador, que destacou ainda o investimento de 12 milhões no Hospital São José, viabilizando a implantação de 20 novos leitos de UTI, seis salas cirúrgicas, além de melhorias no Pronto Socorro e 35 leitos de internação geral.
Mas as ações em curso não geram tantas expectativas quanto a vinda da multinacional TransGás, cujas primeiras tratativas e a coordenação do processo ficou a cargo de Moreira. “Quando estivemos em Nova Yorque assinamos um protocolo de intenções e tínhamos seis meses para encaminhar o processo de instalação da empresa no Estado. Perguntado sobre onde seria a construção, o presidente da TransGás, Adam Victor, disse que poderia ser em qualquer lugar. A região Sul foi escolhida por mim, pelo Luiz Henrique e pelo Colombo”.
Além da TransGás, o vice-governador vislumbra a vinda do ThyssenKrupp, m dos maiores conglomerados industriais da Alemanha, somado ao Linde, que representa um dos maiores grupos empresarias da Alemanha, além da construtora ACS, que é espanhola. “Já temos muitas empresas brasileiras que tem nos oferecido parceria nesse grande empreendimento. Posso afirmar que esse seja o empreendimento de maturação mais rápida que já se tinha visto”, conclui.
Colaboração: Simone Costa