A informação foi repassada pelo Conselho Tutelar nesta segunda-feira, 17, na Câmara de Vereadores. As denúncias devem ser feitas no disque 100.
A exposição de crianças e adolescentes a situações de violência, agravadas durante a pandemia, é motivo de preocupação em todo o país. Em Forquilhinha, nove casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram registrados nos primeiros cinco meses de 2021. A informação foi repassada pelo psicólogo e representante do Conselho Tutelar, Rafael Colombo, nesta segunda-feira, 17, na Câmara de Vereadores.
O representante do Conselho Tutelar destaca a importância das denúncias pelo disque 100. “Os nove casos confirmados estão em atendimento recebendo todo o amparo da rede de assistência do município. Porém, sabemos que existem mais situações que devem ser denunciadas”, relata. Em Forquilhinha, as denúncias também podem ser feitas no telefone 34631671 ou pelo whatsapp 991081558.
Palestras de conscientização e prevenção são realizadas nas escolas para que mais crianças fiquem cientes dos seus direitos e saibam como pedir ajuda. “As palestras contam com a participação do Conselho Tutelar, Creas e Assistência Social, e são realizadas de forma lúdica para os alunos do quinto ano, que já estão numa fase de mais compreensão e entendimento”, comenta Colombo.
Os vereadores agradeceram a presença do Conselho Tutelar registrando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. “Precisamos falar mais nas nossas famílias sobre o que é o abuso. A informação é o melhor caminho”, declara a vereadora Marilda Casagrande (PP), proponente da apresentação realizada na Câmara de Vereadores.
Colaboração: Comunicação Câmara de Siderópolis