“Em 1991 haviam menos de cinco mil cursos no Brasil. Já em 2012 passamos de 30 mil. É um aumento superior a 500%”. A afirmação é do professor doutor Dilvo Ilvo Ristoff, representante da Secretaria de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), durante palestra na tarde desta quinta-feira (21) para o ForGrad Nacional (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação). Ristoff falou sobre “22 anos de Educação Superior: Expansão e Democratização” no Auditório Ruy Hülse da Unesc, com mediação do professor doutor Sérgio Roberto Kieling Franco.
Crescimento da graduação
Nos últimos 20 anos a graduação cresceu 350%, o Ensino Médio 120% e a população 35%. “Isso demonstra um elitismo represado, em que as pessoas queriam fazer um curso superior e não conseguiam”, comentou. Ristoff apresentou dados demonstrando que as pessoas acima de 40 anos, que agora tem condições, estão fazendo uma graduação: são cerca de 600 mil alunos nessa faixa etária no Brasil.
O professor informou que em 1991 haviam menos de cinco mil cursos no Brasil. “Já em 2012 passamos de 30 mil. É um aumento superior a 500%”, relatou.
Público x Privado
“O ensino Fundamental e Médio é essencialmente público. A graduação essencialmente privada. Já na pós-graduação inverte e é pública também”, salientou. Ristoff explicou que 64% das matriculas são do setor privado, porém 31% desse número é financiado pelo setor público.
Campus x sociedade
“A ideia de que o campus reflete a sociedade é falsa. O campus é bem menos pobre que a sociedade. Cinquenta por cento da sociedade ganha até três salários mínimos. Já no campus, cerca de 25% estão nessa faixa”, informou o palestrante. Ristoff apresentou inúmeras comparações de renda salarial e destacou que as licenciaturas, levando em conta renda salarial, representam a sociedade.
Informações interessantes (no Brasil)
– Só 8% das IES (Instituições de Ensino Superior) são Universidades, com ensino, pesquisa e extensão;
– Cerca de metade dos ingressantes se tornam concluintes;
– Apenas 15 de cada 100 jovens estão no Ensino Superior;
– Até 200 praticamente não havia Ensino a Distância e hoje já passa de um milhão, o que representa 15% do total de matriculas;
– Sul e Sudeste têm cerca de 60% das IES.
ForGrad
O ForGrad ocorre ao longo de 30 anos da seguinte forma: são realizados cinco fóruns regionais, nos quais são discutidas as temáticas definidas para o ano, e produzidas cartas contendo os principais pontos debatidos e proposições apontadas no decorrer do encontro. Essas cartas subsidiam a elaboração da carta nacional, que este ano será a carta de Criciúma, que será encaminhada e discutida com os setores ligados ao MEC (Ministério da Educação).
A temática do ForGrad Nacional em 2014 é “10 anos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e do PNG (Plano Nacional de Graduação): Encontros e desencontros na qualificação da Educação Superior Brasileira”. O evento continua até sábado (23/8).
Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc