
Foto: José Goncalves/wiki commons
Elevadores são dispositivos criados pela engenharia com o objetivo de transportar pessoas ou mercadorias entre diferentes níveis de um edifício ou estrutura. Ao longo dos anos, sua construção tornou-se viável, proporcionando mais conforto e melhor acessibilidade em comparação com as escadas. Hoje vamos falar sobre o Elevador do Bom Jesus, uma obra do século XIX que, surpreendentemente, ainda está em pleno funcionamento. Confira:
Localizado no Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, Portugal, o Elevador do Bom Jesus é um importante meio de transporte que conecta a parte baixa à parte alta do santuário. Ele oferece uma alternativa prática e confortável às longas escadarias do local, compostas por centenas de degraus, sendo especialmente útil para peregrinos e visitantes.
O projeto do elevador ficou a cargo do engenheiro suíço Niklaus Riggenbach. As obras começaram em março de 1880, com a colaboração do engenheiro português Raul Mesnier du Ponsard. Após dois anos de construção, o elevador foi inaugurado em 25 de março de 1882, tornando-se o primeiro funicular construído na Península Ibérica.
O sistema do elevador é composto por duas cabines independentes, interligadas por um mecanismo funicular que utiliza contrapeso de água. Cada cabine possui um reservatório que é enchido na parte superior e esvaziado na parte inferior, permitindo o deslocamento das cabines. O percurso total é de 274 metros, com uma inclinação de 42%. Cada cabine pode transportar até 38 passageiros, e o elevador funciona todos os dias, das 8h às 20h.
Em 2013, o Elevador do Bom Jesus foi classificado como Monumento de Interesse Público. Atualmente, ele é considerado o funicular mais antigo do mundo em operação que utiliza o sistema de contrapeso de água.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Elevador do Bom Jesus. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Elevador_do_Bom_Jesus Acesso em 25 mar. 2025