Geral

Eletricitários entram em greve

Greve dos eletricitários começou na segunda-feira em Capivari. A greve dos eletricitários iniciou na segunda em vários Estados do Brasil

Trabalhadores da Eletrosul, em Capivari de Baixo, entrão em greve desde a última segunda-feira (16). A categoria reivindica melhores salários. O movimento, que se estende por diversos Estados, envolve estatais que compõem a Eletrobrás (Furnas, Chesf, Eletronorte, Eletrosul, entre outras).

Os funcionários mantém uma escala de plantão para qualquer eventualidade. “Se ocorrer uma pane no sistema levaremos mais tempo, por estarmos trabalhando em escala, para corrigir os defeitos”, explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica do Sul do Estado de Santa Catarina (Sintresc), Joel Cabral.

De acordo com matéria do jornal Diário do Sul, os eletricitários pedem um reajuste salarial de 10,4%. A Eletrobrás ofereceu 5,1%, o valor do reajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) . Ontem, representantes do movimento nacional se reuniram com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

A Eletrosul é a responsável pela distribuição de energia para concessionárias, como a Celesc.

Quedas

Algumas quedas de energia, com duração de menos de três minutos, foram registradas em algumas cidades da Amurel, inclusive Tubarão, nos últimos dias. De acordo com o gerente da área técnica da Celesc em Tubarão, Claudionor Souza dos Santos, todas estas quedas foram programadas para que melhorias pudessem ser feitas no sistema. “O regulamento da Aneel estabelece uma multa quando ocorre uma queda superior a três minutos”, conta Claudionor.