A eletricidade como conhecemos atualmente começou a se desenvolver entre os séculos XVIII e XIX através de cientistas renomados como Benjamin Franklin, Alessandro Volta e Michael Faraday. Com o surgimento da primeira revolução industrial na Inglaterra, a eletricidade começou a ganhar espaço, sendo utilizada para iluminação de fábricas e funcionamento de máquinas.
Com o passar do tempo, a energia foi se desenvolvendo e sendo adicionada a várias práticas do cotidiano das pessoas. Atualmente, é difícil encontrar uma máquina ou equipamento que não necessite de energia para seu funcionamento. Se pararmos para analisar, ela está presente em quase tudo no nosso dia a dia: na iluminação em ambientes através de lâmpadas, no funcionamento de TVs e, agora, no século XXI, será o combustível essencial para os carros elétricos.
Entretanto, para que a energia funcione corretamente, é necessário ter pessoas que saibam como fazer as instalações e manutenções corretas. Uma pessoa sem experiência e sem entendimento pode acabar tomando um choque que, em alguns casos, dependendo da quantidade de volts, pode levá-la à morte. Por isso, hoje existe a profissão de eletricista, responsáveis por manter linhas de transmissão de energia em perfeito estado e que são treinados para saber lidar com energia sem correr risco de vida.
Essas pessoas são de extrema importância na sociedade, pois garantem que a energia chegue a todos os consumidores, fazendo com que a economia gire, visto que muitas profissões e empresas necessitam da eletricidade para desempenharem seus serviços. Hoje, dia 17 de outubro, é comemorado o Dia do Eletricista, por isso demonstramos nosso agradecimento a essas pessoas que deixam nossas vidas “iluminadas”.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://mundoeducacao.uol.com.br
https://www.coladaweb.com.br