Eleições 2022

Eleições 2022: Dia do voto na região

Filas, urnas substituídas e prisão por crime eleitoral marcam o início da votação.

Mais de 5,4 milhões de eleitoras e eleitores poderão ir às urnas neste domingo, dia 2, em Santa Catarina, para escolherem cinco cargos em disputa. Serão mais de 16 mil seções eleitorais distribuídas por quase 3.500 locais de votação, nos 295 municípios do estado. Em cidades da região Sul, o Portal Sul in Foco realiza a cobertura do dia de voto. Confira abaixo!

Orleans – No Colégio Unibave e nas escolas Samuel Sandrini e Toneza Cascaes, movimento intenso e filas desde a primeira hora. Conforme informações da 23ª Zona Eleitoral, que atende os municípios de Orleans e Lauro Müller, uma urna foi substituída em Lauro Müller e, nas duas cidades, aproximadamente cinco mesários não compareceram.

Colégio Unibave – Foto: Stéphanie Piava

E.E.B. Toneza Cascaes – Foto: Stéphanie Piava

E.E.B. Samuel Sandrini – Foto: Stéphanie Piava

Lauro Müller – Na Escola Engenheiro Ernani Cotrin, no distrito de Guatá, em Lauro Müller, há 2.090 eleitores aptos para votar. Filas são registradas desde a primeira hora. Às 7 horas, pessoas já chegavam ao local para exercer seu direito de voto.

E.E.B. Engenheiro Ernani Cotrin – Foto: Stéphanie Piava

Urussanga – Uma urna precisou ser substituída em duas oportunidades, o que resultou no atraso, em uma hora, no início da votação naquela seção da Escola Barão do Rio Branco. Neste local de votação, havia fila antes mesmo das 8 horas, com grande presença de pessoas idosas. Ao total, há 3.430 eleitores aptos para votar na escola.

E.E.B. Barão do Rio Branco – Foto: Manuela Cemolin / Sul in Foco

Treviso – Na Escola Udo Deeke, o dia de votação transcorre tranquilamente, sem aglomeração de pessoas. Neste local, a Avenida Jose Abatti está em obras, o que requer atenção extra dos motoristas.

E.E.B. Udo Deeke – Foto: Rubia Ramos / Sul in Foco

Criciúma – Um homem, de 38 anos, foi flagrado fazendo boca de urna no bairro Renascer, em Criciúma, por volta das 8h30min. Ele estava em frente à escola Professora Clotildes Maria Martins Lalau e, segundo a Polícia Militar, falava para votar no candidato Lula, além de estar com panfletos no bolso.

A Polícia Militar recebeu denúncia através do 190. Após averiguação, os policias confirmaram o crime eleitoral, punível com detenção de seis meses a um ano. A PM registrou um Termo Circunstanciado contra o homem. O fato será reportado ao Cartório Eleitoral e comunicado ao juiz eleitoral correspondente. Informações: Portal TN Sul.

São Ludgero – Conforme a secretária e mesário Karoeynne de Castro Pimenta, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, as votação transcorrem dentro da normalidade. Inclusive, comparado a pleitos anteriores, os eleitores demonstram estar mais calmos. Em uma seção neste local, uma urna apresentou defeito. No Salão Paroquial, tudo segue tranquilamente, sem nenhum transtorno.

Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann – Foto: Divulgação / Sul in Foco

Braço do Norte – Na E.E.B. Dom Joaquim, conforme informações do auxiliar eleitoral, a maior parte dos votantes durante a manhã eram idosos. A partir de agora, o perfil muda. A movimentação segue intensa. Apesar disso, a expectativa é que o tempo de espera nas filas seja menor. No local, todas as urnas funcionaram corretamente.

Filas na E.E.B. Annes Gualberto, em Braço do Norte, nesta manhã. No local, uma das urnas precisou ser substituída e três mesários convocados não compareceram.

E.E.B. Dom Joaquim – Foto: Mari Medeiros / Sul in Foco

E.E.B. Annes Gualberto – Foto: Mari Medeiros / Sul in Foco

E.E.B. Annes Gualberto – Foto: Mari Medeiros / Sul in Foco

Içara – Na E.E.B. Profª Salete Scotti dos Santos, nesta manhã, o tempo de espera nas filas para votar tem sido entre 1h30min e 2 horas. Este é o principal local de votação. Apesar da movimentação, tudo ocorre dentro da normalidade.

E.E.B. Profª Salete Scotti dos Santos – Foto: Rubia Ramos / Sul in Foco

Cocal do Sul e Morro da Fumaça – Conforme o delegado Ulisses Gabriel, estão sendo investigados três crimes. “Jogar material de campanha no chão é crime. Já estamos apurando para a Justiça Eleitoral o terceiro caso na Comarca de Urussanga. O primeiro foi em Morro da Fumaça e outros dois em Cocal do Sul”, ressalta a autoridade policial.

Foto: Divulgação / Delegado Ulisses Gabriel

Forquilhinha – Uma mulher foi flagrada por um policial militar em Forquilhinha, próximo de um colégio, entregando colinhas de voto, na manhã deste domingo. Um Boletim de Ocorrência foi registrado. Segundo a Polícia Militar, o fato será reportado ao Cartório Eleitoral e ao juiz eleitoral correspondente. Fonte: Portal TN Sul

Notícias Relacionadas

Saiba como irão trabalhar os Promotores de Justiça Eleitoral no dia da votação

No dia da votação, domingo, os Promotores de Justiça Eleitoral estarão atentos às principais ilegalidades e crimes eleitorais.

2º turno das Eleições 2022: confira o dia de voto na região

Acompanhe a cobertura das Eleições 2022 em cidades da região Sul.

Quem justifica o voto no primeiro turno pode votar no segundo turno

Votar é obrigatório no Brasil a partir dos 18 anos e até os 70 anos de idade

TSE condena Bolsonaro a pagar R$ 20 mil por propaganda antecipada em reunião com embaixadores

Ministros analisaram ações que questionaram encontro em que o presidente fez ataques às urnas eletrônicas, sem apresentar provas