Segundo o chefe da 23ª Zona Eleitoral, Fábio Mendes dos Santos, a demora se deve a adaptação de alguns mesários com o sistema de votação e o número de candidatos que o eleitor deve votar.
Filas com grande número de eleitores são registradas nas primeiras horas nos maiores locais de votação em Orleans e Lauro Müller. A situação é registrada com maior intensidade nas Escolas de Educação Básica Costa Carneiro (4.229 eleitores) e Escola de Educação Básica Walter Holthausen, no bairro Sumaré (2.251 eleitores).
O motivo, segundo o chefe da 23ª Zona Eleitoral Fábio Mendes dos Santos, seria a adaptação de alguns mesários com o sistema de votação e o número de candidatos que o eleitor deve votar. “A gente faz o treinamento com os mesários, mas há o momento de adaptação. Depois de um tempo, a situação se normaliza. E, ainda, tem a situação do número de candidatos que devem votar. São seis nomes. A falta de alguns documentos e também são registrados. Mas, no geral tudo normal”, comenta o chefe do cartório eleitoral.
Já pelo início da manhã, foram registrados ausência de mesários em alguns locais de votação, como na comunidade do Quilômetro Um em Lauro Müller e na Escola de Educação Básica Toneza Cascaes, no bairro Santista, em Orleans.
“A tendência é diminuir o movimento nos decorrer das próximas horas”, cita Fábio.
Muitas justificativas
O montante de justificativas para a ausência do voto tem chamado atenção na própria sede do Cartório Eleitoral de Orleans. “Para poder justificar, tem que sair da cidade. Alguns eleitores tem procurado o próprio local de votação para justificar, no qual não é permitido”, ressalta Fábio. Somente nas primeiras horas da manhã, mais de 20 eleitores justificaram o voto na sede da 23ª Zona Eleitoral.
Votação com biometria
“Os eleitores que não realizaram o cadastro biométrico, nada impede dela votar. Só apresentar o documento com foto e realizar o voto”, lembra Fábio. Segundo o chefe de cartório, mais da metade da urnas das duas cidades possuem leitor biométrico.
Em Orleans e Lauro Müller concentram 31.195 eleitores cadastrados para votarem em 104 urnas.