Com duas chapas estão concorrendo, a votação iniciarão às 9 horas em Braço do Norte e Rio Fortuna
A votação para eleger o conselho de administração e conselho fiscal da Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte – Cerbranorte e da Cooperativa de Geração de Energia Elétrica e Desenvolvimento de Braço do Norte – Cerbranorte GD será realzida no domingo (8), a partir das 9 horas.
Duas chapas disputam a eleição: a Chapa 1, presidida por Antonio José Da Silva, e a Chapa 2, encabeçada por Evanisio Uliano. Os conselheiros administrativos atuarão no cargo durante quatro anos. Os fiscais, por sua vez, permanecerão por um ano no conselho.
Os votos serão apurados em cada seção de votação e o resultado final será divulgado na Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto, em Braço do Norte.
Locais de votação
As cooperativas possuem 20.525 associadas, distribuídos em Braço do Norte e Rio Fortuna. No dia das eleições, serão disponibilizadas urnas em ambos os municípios. Os associados de Braço do Norte poderão votar Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto, na rua São Basílio, 2076, no bairro São Basílio. Já os votantes de Rio Fortuna, deverão se dirigir à Escola Municipal Professor José Boeing, na avenida Sete de Setembro, s/n, no centro da cidade.
A de marketing, Aline, explica quais os requisitos necessários para exercer o direito de voto. “O associado deverá apresentar-se ao local de votação de sua cidade munido de documento com foto e também deve estar rigorosamente em dia com as obrigações junto a Cerbranorte e a Cerbranorte-GD”, explicou.
Atenção
Os débitos quitados após o dia 4 de fevereiro de 2015, devem ser comprovados com a apresentação da fatura de energia elétrica. Os representantes legais de pessoa jurídica devem ficar atentos, conforme explica Aline.
“As pessoas jurídicas devem apresentar o contrato social e a última alteração contratual ou ata para comprovação do representante legal devidamente registrada. Os representantes de entidades devem apresentar o livro de atas ou o estatuto para comprovação do representante legal devidamente registrada. A votação por procuração não será permitida”.
Propostas
O presidente da Chapa 2, Evanisio Uliano, o Vânio propõe, caso for eleito, a volta do cooperativismo de verdade. Para isso, o associado ele afirma que o associado terá voz,vez e respeito. Além disso, ele elenca as propostas da chapa.
“Vamos garantir a ampliação da manutenção das redes, que estão com péssima qualidade; disponibilização de rede exclusiva para Rio Fortuna; revisão da taxa de iluminação pública, com o objetivo de diminuir o custo para os associados; diminuir o custo operacional de R$ 100 mil em dez meses, para diminuir o valor da energia”.
As propostas não param por aí. “Com a entrada da geração, iremos fornecer ao associado três faturas por ano ou 80% do faturamento líquido da geração; a cooperativa terá ambulância e caminhão de mudança; iremos rever a possibilidade da volta do plano de saúde; profissionalização dos funcionários e plano de cargo de salário; vamos apoiar as entidades sociais de BN e RF e investiremos em programa ambiental”, completou.
O presidente da chapa afirma ainda que a chapa irá trabalhar com a insplantação de um portal da transparência. “Pretendemos implantar um sistema exclusivo do site para publicar, inicialmente, o balanço trimestral. Nós disponibilizaremos também todos os documentos necessário para os associados, inclusive as despesas discriminadas”, afirmou.
As propostas da Chapa 1 não foram enviadas até o momento.