Instituto Baleia Franca monitora o animal desde o começo da tarde desta quinta-feira
Os moradores do Centro Histórico de Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina, tiveram uma surpresa nesta quinta-feira. Um elefante marinho foi visto nadando de um lado a outro da praia e escolheu a região do Rancho dos Pescadores para descansar. O animal, um macho ainda jovem, aparenta estar saudável e respira bem.
É comum nesta época do ano que apareçam lobos e leões marinhos no local, mas os elefantes vem mais raramente. Este é o segundo que aparece neste inverno. O primeiro foi uma fêmea, na Praia do Rosa, em Imbituba.
O Instituto Baleia Franca (IBF) acompanha o bicho desde 12h30min e ainda está por lá, para monitorá-lo e também para garantir a sua segurança. Durante a tarde, muitos curiosos foram até a praia para ver de perto o visitante e os profissionais tiveram que cercar o local.
— Nós tivemos grande dificuldade em não deixar a população chegar perto. É perigoso para o animal e para as pessoas, porque ele pode ficar estressado — alerta Gabriela Godinho, bióloga marinha do IBF.
Os profissionais do IBF ficarão até esta sexta-feira em vigília junto ao animal. O esperado é que ele, já descansado, volte para o mar com a maré alta.
Quando a fêmea apareceu, no dia 2 de julho, o pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico, comentou que elefantes marinhos costumam ficar horas e até mesmo dias na praia para descansar. As pessoas devem evitar se aproximar dos animais, que são protegidos por lei.
Foca também visitou Garopaba
Na terça-feira, outra ilustre visitante esteve na praia de Garopaba, e também ficou bem perto do rancho dos pescadores. A foca passou a tarde brincando no local. Jogava um peixe de um lado para o outro e provocava as gaivotas que vinham roubar sua comida.
Diário Catarinense