Geral

Elefante-marinho é avistado em Laguna

Foto: Divulgação / João Baiuka

Foto: Divulgação / João Baiuka

Um elefante-marinho foi avistado ontem na Praia do Cardoso, em Laguna, e chamou atenção dos moradores. O animal estava com ferimentos e parecia machucado.

O animal foi avistado pelo proprietário da Baiuka Pousada, João Baiuka, que há um mês já tinha encontrado um elefante-marinho no local, com uma cicatriz de ferimento. João acredita que se trata do mesmo animal, e acionou a Udesc para prestar assistência.

De acordo com o professor Pedro Castilho, da Udesc, após analisar vídeos enviados à equipe foi concluído que, inicialmente, os ferimentos não parecem ser profundos. “Apesar das lesões, o animal parece estar em boa condição corporal e os ferimentos parecem ser superficiais, mas isso precisa ser analisado de perto para termos certeza”, pontuou.

Segundo Pedro, a equipe da Udesc, com um veterinário, deve ir hoje pela manhã ao local para avaliar a situação do animal, com os equipamentos necessários para a realização do monitoramento do elefante-marinho, que pesa em torno de 300 kg.

Baleias

O número de baleias francas avistadas em SC teve queda mais uma vez. Em 2016, 36 baleias foram avistadas no litoral catarinense, número que em 2015 foi de 58, e em 2013, de 123. Segundo o Projeto Baleia Franca, os efeitos do clima influenciaram a disponibilidade de alimentos no Atlântico Sul e, por consequência, o comportamento do animal. O Instituto Sea Shepherd, ONG internacional que atua no Estado, porém, alerta que casos em que os animais ficam presos a redes de pesca posicionadas onde é o berçário deles e o alto fluxo de embarcações poderiam contribuir para afastar o cetáceo do ambiente natural. A temporada de baleias francas no litoral catarinense ocorre todos os anos entre agosto e novembro.

Com informações do Jornal Diáro do Sul