Geral

Egressa é a única brasileira em mestrado do Asian Institute of Technology

Formado por doutores de diversos países, o mestrado capacita profissionais para desempenhar um papel de liderança no setor de construção internacional.

Foto: Divulgação / Comunicação Unisul

Graduada em Engenharia Civil pela Unisul em 2015, Marina Lapa Viana é a primeira brasileira a fazer parte do programa de mestrado em Project Management in Construction, do Asian Institute of Technology, com sede da Tailândia. Formado por doutores de diversos países (Japão, Alemanha, Estados Unidos, Escócia, Malásia, Tailândia e Singapura), o mestrado capacita profissionais para desempenhar um papel de liderança no setor de construção internacional.

Durante quase um ano, Marina precisou se preparar para entrar no programa da principal e mais renomada instituição internacional de ensino superior e pesquisa na Ásia. A egressa conta que os documentos para inscrição eram numerosos e muito rigorosos. Depois deste primeiro obstáculo, a jovem precisou realizar uma prova de conhecimento específicos na área. “Hoje, a minha maior dificuldade é relacionada ao nível de complexidade das aulas do mestrado. Elas são ministradas em inglês e com professores doutores renomados na Ásia e no mundo. O conhecimento mínimo de engenharia esperado pelo Instituto é considerado extremamente alto”, esclarece.

Foto: Divulgação / Comunicação Unisul

A influência dos professores da graduação

Marina conta que desde que estava na Unisul recebeu o apoio e incentivo dos professores. “Eles [os professores] ensinaram e sempre incentivaram os alunos a buscar o conhecimento em todo e qualquer lugar possível e em qualquer momento da vida. A busca por informações não deve parar junto com a graduação, e sim ser aprimorada ao longo da vida profissional no campo desejado”, comenta.

A vida após o Asian Institute of Technology

Após a conclusão do mestrado, Marina sabe que deseja seguir na área de planejamento da construção civil. Apesar das dificuldades encontradas no caminho, ela garante que todo o aprendizado e sacrifício estão valendo a pena. “É uma honra poder ser a primeira brasileira neste renomado programa. O aprendizado diário com os excelentes docentes e colegas do mestrado fazem valer a pena qualquer sacrifício. Com dedicação e esforço, foco estar no mesmo nível de conhecimento dos asiáticos. É uma luta diária, porém, com recompensas inimagináveis”, finaliza.

Marina compartilha suas experiências por meio da rede social LinkedIn, escrevendo sobre as experiências adquiridas nas viagens realizadas ao redor da Ásia. Além disso, ela também compartilha aspectos sobre a cultura e temas relacionados com a construção civil.

Colaboração: Comunicação Unisul

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra