Geral

Efeito cebola? Frente fria traz primeira massa de ar frio a SC neste fim de semana

Massa de ar polar provoca queda nas temperaturas em Santa Catarina, com mínimas próximas a 0°C na Serra; ventos de até 80 km/h aumentam sensação de frio

Foto: Divulgação

Quem pretende sair de casa no fim de semana deve se preparar para o temido “efeito cebola”, que consiste em oscilações nas temperaturas em um mesmo dia. Uma frente fria traz a partir de sexta-feira (4) a primeira massa de ar fria do outono, que obrigará os catarinenses a carregar um casaco em certos períodos do dia.

A Defesa Civil alerta para o fenômeno que terá noites e madrugadas geladas e temperaturas mais amenas durante o dia. A recomendação é utilizar roupas em camadas para enfrentar a variação térmica durante a frente fria que atinge o estado neste fim de semana.

Com a chegada da massa de ar seca e fria, as condições para chuvas diminuem e deixam as temperaturas mais amenas. Tanto na sexta, quanto no sábado, pode ocorrer chuva fraca e isolada nas áreas litorâneas do estado.

‘Efeito cebola’ ocorre com entrada de massa de ar frio que vai baixar as temperaturas em SC

O “efeito cebola”, causado por um sistema que permite a entrada de uma massa de ar polar, deve ocorrer nos extremos dos dias (manhãs e noite). As temperaturas mais baixas serão especialmente nas regiões serranas e do interior, marcando a transição para os dias mais frescos da estação.

A partir desta sexta-feira (4), as temperaturas começam a cair em Santa Catarina, podendo chegar a 15°C. Enquanto o Grande Oeste e Planaltos registram mínimas próximas a 5°C, as áreas mais altas da Serra podem ver termômetros chegarem perto de 0°C, com formação de geada no amanhecer de sábado (5).

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

No litoral, o recuo é menos intenso (11°C a 15°C), mas os ventos sul com rajadas de 80 km/h aumentam a sensação de frio. Com a intensificação dos ventos, o mar fica agitado, com ondas de sudeste/sul entre 2,0 e 2,5 metros e picos de 3,0 a 3,5 metros.

No domingo (6), a circulação marítima deixa o tempo instável, com a presença de muitas nuvens e chuva fraca e isolada. As temperaturas seguem amenas, com predomínio da sensação de frio entre as noites e o início da manhã.

A frente fria inicia um período de clima mais ameno que deve persistir até segunda-feira (7), mesmo com o gradual enfraquecimento da massa polar. As máximas não ultrapassam 25°C no Oeste e Litoral, ficando entre 18°C e 22°C no restante do estado.

Principais impactos:

  • Amplitude térmica: Mudança de temperaturas em um mesmo dia (efeito cebola)
  • Possibilidade de geada: Principalmente no sábado (5) em regiões serranas
  • Ventos intensos: Rajadas de até 80 km/h no litoral
  • Permanência do frio: Temperaturas baixas devem continuar até o início da semana

A Defesa Civil catarinense emitiu alerta para agricultores sobre as geadas e orienta a população a se preparar para a mudança brusca de temperatura. Esta é a primeira frente fria significativa do outono, que deve trazer um padrão climático mais estável nos próximos dias, sem extremos de frio intenso.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’

Epagri Ciram alerta para frio intenso em SC de quarta-feira a sábado

Todos as áreas do estado serão afetadas, sobretudo as áreas altas.