Educação

Educadores são preparados para tratar de educação sexual

Foto: Milena dos Santos

Foto: Milena dos Santos

Cerca de 20 professores de Ciências que atuam nas escolas da rede municipal de Criciúma participaram nesta quinta-feira (25) de uma formação com a professora mestre em ciências, Yalin Brizola Yared, da cidade de Lages. O encontro que foi realizado no Salão Ouro Negro teve como tema principal a “Educação sexual: Quem pode falar sobre isso?”.

Segundo a secretária de Educação, Rose Reynaud, a capacitação dos profissionais ocorre para que todos estejam aptos a levar o assunto sexualidade para trabalhar com os alunos da rede. “Esta iniciativa visa a transformação social. Estamos construindo um novo um novo espaço educacional,visando a construção de uma sociedade que mude seu comportamento sobre o assunto sexualidade. Somente através da educação vamos construir uma política de respeito ao tema”, declarou.

Durante o encontro a profissional realizou um debate com os educadores para que cada um esclarecesse sua forma de trabalho com suas turmas nas escolas da rede.

De acordo com Yalin, a sexualidade não pode ser visto como algo a parte, como se pudesse ser ignorado na vida do estudante e dentro da escola. “Sabemos que na maioria das realidades escolares, esse tema não é tratado ou falado de forma superficial. A escola tem papel fundamental na construção e resignificação das percepções de corpo e sexualidade. É preciso que os profissionais retomem os temas escolares como identidade, corpo e sexualidade e a necessidade da educação permanente dos educadores”, ressaltou.

Colaboração: Milena dos Santos