Educação

Educação financeira é transmitida para crianças de Cocal do Sul

Ter o hábito de juntar moedas é o início da educação financeira. Já aplicar este valor em uma poupança, por exemplo, é um passo para valorizar o dinheiro e ter consciência financeira. É com esse objetivo que o Sicoob Credisulca, em parceria com a Secretaria de Educação de Cocal do Sul, promoveu uma manhã diferente aos alunos da educação infantil.

O encontro foi realizado no Ginásio de Esportes do município, onde as crianças acompanharam a peça teatral com a Companhia do Palhaço Biriba. Criada em 2010, a iniciativa atende ao sétimo princípio do cooperativismo, que leva em consideração projetos de inclusão social, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além de orientar para a formação de jovens com uma vida financeira saudável.

Um dos principais objetivos da ação é promover a educação financeira nas escolas e auxiliar a formação das crianças por meio do conhecimento de noções básicas sobre a administração racional de suas finanças, estimulando o hábito de poupar, investir, analisar, comparar e evitar a realização de maus negócios, além de abrir o diálogo sobre o valor do dinheiro para toda a família.

“É importante que os temas abordados durante o teatro e também na revistinha em quadrinho despertem a curiosidade das crianças para o orçamento familiar, fazendo com que o assunto seja discutido em casa, com a família”, destaca a consultora de desenvolvimento organizacional do Sicoob Credisulca e idealizadora do projeto, Eveline Marcon Francisco Dagostin.

O projeto A Turminha do Sulca nasceu em 2010 e abrange 18 municípios da região Sul de Santa Catarina, entre Passo de Torres e Capivari de Baixo.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Comunicação Prefeitura de Cocal do Sul

[soliloquy id=”158936″]