Educação

Educação: Como surgiu a “cola”?

Foto: Divulgação

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Não existem dados na história que comprovem quando e qual foi o primeiro estudante que “colou” numa prova, no entanto é um assunto instigante que nos remete a uma reflexão.

O significado de “cola” no dicionário é algo completamente diferente do que aqui me refiro. Porém, lá no dicionário completo do Aurélio, dentre tantas definições que aparecem, encontra-se esta: “Cola é cópia feita clandestinamente nos exames escritos”. Logo, se é clandestina não é uma ação  correta.

Mas, por que será que um aluno cola? Onde está a razão para cometer esse ato fraudulento? Será que essa atitude não se refletirá em ações futuras, quando esse jovem estará atuando na sociedade? Não seria esse ato o caminho para encorajá-lo a atos desonestos futuramente? É de se pensar…

Não quero aqui defender o aluno que cola, que transgride as normas, mas uma dúvida paira no ar:  não será a cola uma consequência dos meios inadequados de avaliação usados pelos educadores, que valorizam a decoreba, que esquecem a participação do aluno e exigem respostas pré-formuladas? “Colar” não será uma forma de protesto a um ensino ruim ou um sistema de avaliação inadequado?

Questionamentos que não levam à reflexão, mas sim a memorização de números, nomes, datas, fatos, totalmente descontextualizados, que não refletem a realidade dos alunos podem ser os motivos pelos quais a cola ganha espaço nos ambientes escolares.

Mas, vale lembrar:  quando o indivíduo faz uso da cola, na verdade ele está se preocupando apenas com a “nota” e não com o aprendizado que precisa para enfrentar o mundo lá fora. O ideal seria que o jovem estudasse não só para ir bem nas provas, mas sim  preparar-se para ter uma boa atuação na sociedade.

Se a cola passa a se generalizar nas escolas, convém que os educadores parem e reflitam sobre a prática pedagógica que estão utilizando, para evitar prejuízos maiores no futuro, ou seja, mandar para o mercado de trabalho, cidadãos despreparados, que automaticamente se frustrarão e atribuirão à escola a culpa pelo seu pelo fracasso.

Assim sendo, devem as escolas  ensinar aos alunos a importância   do conhecimento para aprenderem vencer os obstáculos que o mundo há de lhes impor, com certeza.

Educar é uma tarefa árdua, mas ajudar outros a conquistar a vida, é por demais gratificante.