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Educação catarinense lidera em seis de dez levantamentos do Ideb; veja quais

  1. Censo Escolar mostra que em 2022 há mais crianças e menos jovens nas escolas de SC

Foto: Arquivo/Diorgenes Pandini/Especial para o ND

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta sexta-feira (16) o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), realizado por meio do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).

Em seis dos dez levantamentos, realizados em 2021, Santa Catarina obteve a melhor pontuação entre todos os estados brasileiros. A liderança foi registrada nos exames aplicados aos alunos do segundo e nono ano do ensino fundamental. As provas são aplicadas a cada dois anos, quando os alunos respondem questões de português e matemática. Excepcionalmente no 9º ano também são aplicados exames de ciências humanas e ciências da natureza.

O secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, atribui o sucesso da educação catarinense, entre outros motivos, ao fato de o Estado ser um dos primeiros a retomar as atividades presenciais durante a pandemia e rejeitar a aprovação automática dos alunos.

“Os resultados das avaliações refletem o trabalho responsável de professores competentes e engajados durante a pandemia e da priorização de investimentos na área da educação. Tanto com a implementação das atividades remotas em abril de 2020, quanto no retorno presencial às escolas em fevereiro de 2021”, afirma Balthazar.

Segundo a SED (Secretaria de Educação), o Ideb também considera as taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar dos alunos, obtida a partir do Censo Escolar. O resultado do índice consiste na média dos testes de português e matemática do Saeb multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries em cada etapa da avaliação.

A prévia do Censo Escolar 2022, também divulgada nesta sexta, permite entender a realidade de matriculados em diferentes anos. Ela mostra que, em Santa Catarina, cresceu o número de matrículas nos anos iniciais, mas diminuiu o número de jovens nas escolas, acompanhando a tendência nacional (veja os detalhes no fim da reportagem).

1º lugar entre alunos do segundo ano
Das quatro provas aplicadas aos alunos dos anos iniciais, Santa Catarina registrou a melhor pontuação nacional em duas. Na classificação geral dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o estado alcançou o primeiro lugar no Ideb de 2021, com o índice de 6,5.

É a primeira vez que o Índice avaliou crianças do segundo ano do ensino fundamental, que estão em etapa de alfabetização. Santa Catarina registrou a melhor pontuação nacional nas duas provas aplicadas ao grupo, de português e matemática.

Na prova de língua portuguesa, o Estado catarinense registrou 14 pontos a mais que o segundo colocado, o Distrito Federal. O topo da tabela é seguido por São Paulo e Ceará. No exame de Matemática, SC registrou 761,8 pontos. Em seguida vêm Espírito Santo (753,9), Ceará (749,3) e São Paulo (748,8).

Entre os alunos do 5º ano do ensino fundamental, o segundo grupo avaliado, Santa Catarina ficou em segundo lugar nos dois exames aplicados. Na prova de português, o Estado pontuou 225,5, atrás do Espírito Santo, que teve nota 228,3.

Liderança nos anos finais do fundamental
Nas avaliações feitas com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental, Santa Catarina ficou em primeiro lugar em todas as provas: ciências da natureza, ciências humanas, matemática língua portuguesa.

Ensino médio obteve 3º e 4º lugar
Os estudantes do ensino médio realizaram exames de português e matemática. Nesta avaliação, Santa Catarina registrou a terceira melhor nota, com 286.6 pontos. O Estado ficou atrás do Distrito Federal (288,9) e do Paraná (287,0).

Já em língua portuguesa, Santa Catarina obteve a quarta pontuação. Com 285,5 pontos, SC ficou atrás do Espírito Santo (289,25), Paraná (287,8) e São Paulo (286,5).

Mais crianças e menos jovens nas escolas
Também foram divulgados nesta sexta os dados prévios do Censo Escolar 2022, que indica o número de estudantes matriculados em cada ano escolar. O índice ainda não é definitivo pois as direções podem pedir a correção de informações. O resultado final sai em dezembro.

O levantamento mostra que há cerca 211 jovens matriculados no Ensino Médio, uma queda de 1,42% se comparado a 2021, quando havia cerca de 214 mil matriculados. Nacionalmente, a queda de alunos do ensino médio é de cerca de 5%.

O número de alunos inscritos nos anos finais do ensino fundamental também reduziu, passando de 341,7 mil em 2021 para 339,7 no ano corrente, segundo o índice.

Por outro lado, o número de estudantes matriculados nos anos iniciais cresceu, sendo que há cerca de 16 mil estudantes a mais em 2022. Eram 410,6 mil em 2021 e hoje são 426,3 mil. As crianças matriculadas em creches passaram de 142,4 mil para 157,7 mil.

Via: ND+

 

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