Política

Edinho Bez coloca lado a lado Moreira e Ponticelli

No evento, chamou a atenção a proximidade entre os presidentes estaduais dos dois partidos.

Com a definição de ao menos três pré-candidatos a prefeito, a eleição em Tubarão começa a ganhar corpo e os partidos que já têm posicionamento definido se movimentam. Edinho Bez reuniu militantes de PMDB e PP, partido do seu vice, Deka May, para iniciar as discussões sobre o plano de governo. No evento, chamou a atenção a proximidade entre os presidentes estaduais dos dois partidos. O deputado estadual Joares Ponticelli (PP) e o vice-governador, Eduardo Moreira (PMDB), deixaram para trás o histórico de embates que beiraram a baixaria para dar as mãos em nome do projeto de eleição do deputado federal Edinho. A aliança também marca um momento histórico na política da cidade, que se acostumou a ver PMDB e PP protagonizando as disputas locais como ferrenhos opositores, como em todo o Estado, de modo geral. A convenção do PMDB já tem data marcada para acontecer: dia 15 de junho.

No mesmo dia, o PT reuniu seus militantes para um debate com análise de conjuntura sobre o momento das eleições. Pela primeira vez apontada como real concorrente à vitória, a candidatura do partido tem Olavio Falchetti como pré-candidato a prefeito e Akilson Machado como vice. O PT também definiu a realização da sua convenção para o dia 10 de junho, o primeiro permitido pela Justiça Eleitoral, como data para a sua convenção. “Estamos vendo nas pessoas a materialização do sentimento de mudança das pessoas e a receptividade do povo mostra que não estamos isolados nesta proposta de não realizar coligações”, avaliou Olavio, que tem se dedicado à motivação dos pré-candidatos a vereador.

Dos principais partidos da cidade, apenas o PSD segue sem definição de caminho. O PT optou por não firmar coligações e PMDB e PP contam com o apoio, até agora informal, de dez partidos pequenos: PSC, PTB, DEM, PTdoB, PSL, PRTB, PHS, PRP,PRB e PTC. Alguns deles, no entanto, conversam com o PSDB e podem seguir o caminho do PDT, que deixou o bloco para anunciar apoio a Carlos Stüpp.

Diário do Sul