Buscando ensinar as crianças uma maneira diferente de aprender sobre a preservação do meio ambiente, a Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis – Famsid levou à cidade o “Eco-ônibus”, entre os dias 2 e 6 de julho .
Disponibilizado pelo Instituto do Meio Ambiente – IMA, o Eco-ônibus é um ônibus itinerante onde os alunos podem aprender o processo de reflexão e conscientização sobre a importância das Unidades de Conservação e a proteção da Mata Atlântica.
A metodologia utilizada baseia-se em palestras sensibilizadoras e motivadoras, com apresentação de vídeos, materiais educativos, teatro de fantoches e dinâmicas de grupo, estimulando a responsabilidade e compromisso com as questões ambientais.
Para a presidente e engenheira ambiental da Famsid, Franciele Candido de Oliveira, é de suma importância orientar os alunos para o desenvolvimento da sensibilidade crítica sobre as questões ambientais. “O eco-ônibus trouxe aos alunos um jeito diferente de aprender. Esperamos que depois dele todos possam ter uma conscientização melhor em relação ao Meio Ambiente”, concluiu.
Na segunda-feira, o ônibus ficou na escola Miguel Lazzarin (Rio Jordão) e, nos outros dias, ficou parado em frente à igreja Matriz de Siderópolis, atendendo as escolas que se disponibilizaram em participar.
SOBRE O ECO ÔNIBUS
O projeto “Eco-ônibus” teve início em 6 de junho de 2005 e foi criado para atender as escolas no entorno das Unidades de Conservação administradas pela FATMA. Entre 2005 e 2006, foram atendidos aproximadamente 14 mil alunos. Em julho de 2007, firmou-se um acordo de parceria entre a FATMA e o Rotary Club Blumenau Norte, atingindo por volta de 10 mil alunos no período de um ano.
Colaboração: Jatene Macedo
[soliloquy id="289143"]