Geral

Eclipse solar parcial poderá ser visto em Criciúma nesta quarta-feira

Parque Astronômico Municipal terá programação especial

Foto: Arquivo Decom/Divulgação

Nesta quarta-feira, dia 02, o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², no Morro Cechinel em Criciúma, oferecerá uma programação especial para a observação do Eclipse Solar Parcial. Evento começa partir das 16:45h, com término previsto para as 18:35h.

Os visitantes poderão escolher entre observar o Eclipse Solar através da projeção de um telescópio ou utilizando os óculos especiais que serão distribuídos durante o evento, garantindo a segurança dos olhos, já que olhar diretamente para o Sol pode ser prejudicial. Além disso, o planetário do parque oferecerá sessões do filme “Sol, a nossa estrela”, às 18h30 e 19h30.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

O eclipse do Sol é provocado quando ocorre a projeção da sombra da Lua sobre a Terra e, por isso, o eclipse solar só é possível durante a fase de Lua Nova. O eclipse desta quarta-feira, dia 02, deixará apenas uma parcela do Sol visível. Em Criciúma, estima-se que 30% do território solar esteja coberto durante o fenômeno.

Para quem não tem possibilidade de se deslocar ao parque, o Observatório Nacional fará transmissão ao vivo do eclipse anular no YouTube, em parceria com astrônomos do Projeto Céu em sua Casa: observação remota e com o Time And Date, organização internacional que fornece serviços relacionados ao tempo, clima, fenômenos astronômicos e fusos horários.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Eclipse solar é observado em cidades de SC

Domingo tem eclipse do sol visível no Sul de Santa Catarina

Pouco antes das 10 horas, já será possível observar a parcial cobertura do sol pela lua.

Eclipse total da Lua ocorre neste domingo e será visível em todo o Brasil

Fenômeno, também conhecido como 'Lua de Sangue', ocorrerá entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda (16).

Celebrando Santa Cecília: A Padroeira que Canta pela Fé e pela Música