Geral

Eclipse solar é observado em cidades de SC

A manhã de sol e de nuvens neste domingo (26) permitiu a observação do primeiro eclipse solar de 2017.

Por volta das 11h15min, ele atingiu seu ápice de visibilidade no sul do Brasil.

Em Criciúma, o céu encoberto não colaborou muito. Do Balneário Esplanada, o professor Luiz Carlos da Silveira, estudioso das matérias de astronomia, se deliciou com o espetáculo. “Claro, fazendo uso de vidros escuros e chapas de raio-x”, reforçou o alerta. A olho nu, observar o eclipse pode causar danos irreversíveis à retina.

“O eclipse, como esperávamos, começou às 9h47min, se estendendo até perto de 12h20min, e atingiu seu ápice pouco depois das 11 horas”, detalhou. Silveira disse que a previsão, de 53% de visual do eclipse para a região de Criciúma se confirmou. Do bairro Ana Maria, em Criciúma, Ronald Cipriani se empenhou para, ao seu modo, clicar o eclipse (foto abaixo). “Usei filtros em várias camadas para correção de luz. Muito bonito”, comentou.

 

Foto: Ronald Cipriani

Conforme informações do site Engeplus, das capitais do sul, Florianópolis alcançou 47% e Porto Alegre beirou os 56%. Da capital gaúcha, o fotógrafo Fernando Oliveira clicou alguns dos flagrantes, entre nuvens. Em diversas cidades de vários estados, grupos se reuniram para acompanhar o fenômeno.

“Não há diferença evidente na luminosidade do dia”, acentuou Silveira, que observou o fenômeno de Jaguaruna, com céu limpo. “Na Argentina, de Buenos Aires para o sul, a Patagônia tem eclipse total, mas não escurece totalmente, pois se trata de um eclipse anular, com a lua fazendo um anel interno na imagem que temos do sol”, enfatizou o especialista.

Em agosto, haverá o próximo eclipse solar, porém visível nos Estados Unidos totalmente e de forma parcial no norte e nordeste do Brasil.

Notícias Relacionadas

Sexta-feira tem sol em SC; tempo muda no fim de semana

Sábado deve ter chuva em algumas regiões. No domingo, chega uma massa de ar frio.

Sol deve aparecer com nuvens em SC nesta quarta, mas ainda há chance de chuva

Temperatura máxima deve chegar a 28°C no Oeste.

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.