Meio quilo de cocaína pura foi apreendido. Nove pessoas foram presas em uma grande operação realizada por policiais civis de várias cidades
Um levantamento realizado pelos policiais civis do Setor de Investigações Criminais (SIC) de Jaguaruna apontou os principais pontos da ocorrência de tráfico de entorpecentes na cidade. Diante das informações, mandados de busca e apreensão e prisão foram expedidos pelo judiciário.
Com isso, a operação ‘Círculo de Fogo’ foi desencadeada nessa sexta-feira. Os trabalhos iniciaram às 6 horas e contaram com a atuação de cerca de 50 policiais civis de diversas cidades. Nove pessoas, com idades entre 20 e 55 anos, foram presas.
Um foi detido em Criciúma, o outro no centro de Jaguaruna e o restante nos balneários Camacho e Garopaba do Sul. Entre os delitos, ficaram constatados o tráfico de drogas, associação ao tráfico, posse ilegal de arma de uso restrito e crimes ambientais.
No total, nas buscas em residências, foram apreendidos mais de R$ 10 mil, três armas – uma pistola Taurus calibre 38, um revólver calibre 22 e uma espingarda -, 24 munições, uma balança eletrônica portátil e aves silvestres.
Os policiais também encontraram 160 gramas de maconha, cocaína e 17 comprimidos de Pramil, usado para disfunção erétil. Os detidos foram conduzidos à delegacia de Jaguaruna e, depois, ao Presídio Regional de Tubarão. Existe a suspeita de que o dinheiro encontrado pode ser fruto da comercialização de drogas no bairro Passagem, na Cidade Azul.
Denúncias apontaram o tráfico
As investigações sobre o tráfico de drogas em balneários de Jaguaruna começaram em virtude de frequentes denúncias feita à Polícia Civil. O delito tornou-se mais constante nesta temporada de verão. Por possui mais de 40 quilômetros de orla, muitos dos envolvidos acreditavam que praticariam o crime sem serem descobertos pela polícia.
Meio quilo de cocaína pura é aprendido
Em continuidade à operação Círculo de Fogo, desencadeada pelo setor de investigações criminais (SIC) de Jaguaruna nessa sexta-feira, os policiais civis descobriram que na residência de um dos presos, no balneário Camacho, existiam mais drogas.
Embaixo da casa, sob um bloco de concreto, havia meio quilo de cocaína pura que, após o ‘batismo’, renderia o dobro para a venda. A mulher do acusado, de 46 anos, estava no imóvel e também foi presa. Conforme o delegado da comarca de Jaguaruna que coordenou os trabalhos, João Adolpho Fleury Castilho, o saldo foi positivo.
Segundo o Jornal Notisul, a organização da Polícia Civil no sul do estado, para a realização de operações de grande porte, também é apontada pelo delegado como uma forte contribuição para o êxito das ações.
Também participaram policiais civis de Tubarão, Laguna, Braço do Norte, Criciúma, Araranguá e Orleans. A operação ainda contou com o apoio operacional do Serviço Aéreo da Polícia Civil (Saer), de Florianópolis.