Dom Onécimo, bispo da Diocese de Rio do Sul, que está internado desde quarta feira (4) passará pela terceira cirurgia neste sábado (7).
Conforme informações da diocese, apesar de todos os esforços, a situação é delicada e está difícil controlar a infecção. Por isso, Dom Onécimo pede a religiosos, diáconos, padres e bispos que se unam em oração pela recuperação de sua saúde. “Estou no meio de vós como aquele que serve”, disse.
O bispo tem 53 anos e é natural de Orleans. Ele iniciou a formação para o sacerdócio muito cedo. Aos 11 anos, cursava o ensino fundamental no Seminário São José da Congregação dos Josefinos de São Leonardo de Murialdo, em Orleans. Onécimo possui mestrado pelo Pontifício Instituto de Espiritualidade de Roma e pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Viamão (RS). Também foi aluno do Colégio Pio Brasileiro, em Roma.
Em 17 de dezembro de 2014, o Papa Francisco nomeou Dom Onécimo como Bispo da Diocese de Rio do Sul (RS). Sua ordenação episcopal foi celebrada em 22 de fevereiro de 2015, em Criciúma. Dom Onécimo serviu a Diocese de Criciúma desde a sua criação, passando pelas paróquias Nossa Senhora da Natividade, São José e São Paulo Apóstolo.
Além disso, foi ordenado presbítero, na Diocese de Tubarão, em 27 de setembro de 1992. Exerceu o ministério como pároco de Cocal do Sul de 1993 a 2001. Foi também formador e reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, no período de 2002 a 2011, onde residem os seminaristas de Teologia da Diocese de Criciúma, em Florianópolis.
Veja também: Dom Onécimo apresenta melhoras e permanece na UTI do Hospital Santa Catarina