Abaixo assinado contrário a expansão de Parque Nacional sobre deverá ser entregue agora diretamente ao Ministério do Meio Ambiente, pelo senador catarinense Dalírio Beber (PSDB).
Após mobilização contrária a expansão do Parque Nacional de São Joaquim sobre território de Lauro Müller e o recolhimento de mais de 5 mil assinaturas, o grupo responsável pela mobilização, ficou surpreso com a rapidez com que o documento chegou até o Congresso Nacional. O documento foi entregue em mãos ao senador e presidente do Fórum Parlamentar Catarinense Dalírío Beber (PSDB) nessa semana em Brasília, pela deputada federal Geovânia de Sá (PSDB).
A busca e o registro das assinaturas finalizaram no último final de semana. Dois dias após o documento pronto, o encaminhamento. “A deputada Geovânia compareceu no evento voltado ao Dia Internacional das Mulheres da Assembleia de Deus de Lauro Müller e, na oportunidade, o assessor Lauro Coan se prontificou em repassar à deputada o documento. Prontamente levou a Brasília e entregou nas mãos do senador”, explica o extensionista da Epagri e um dos integrantes do movimento, Paulo Cesar Freiberger.
Uma emenda proposta pelo fórum solicita a não inclusão do Ecomuseu Serra do Rio do Rastro no Parque Nacional de São Joaquim. Segundo lideranças regionais, a medida pode acarretar prejuízo no turismo do município de Lauro Müller, que já possui legislação de proteção e conservação.