Cultura

Documentário mostra com maestria a história do 20º AÇOR

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

Quarenta horas de filmagens se transformaram em um documentário de 30 minutos que contou com maestria a história dos três dias da 20ª edição da Festa da Cultura Açoriana – AÇOR, que teve o município de Içara como sede, entre os dias 8 e 10 de novembro de 2013. O áudio visual foi lançado na noite de ontem, na sede da cooperativa Aliança, e encantou quem os presentes pela riqueza de detalhes.

“O documentário, muito bem elaborado, vai contribuir para que os momentos do 20º AÇOR permaneça na memória de todos nós, pois conta a história de um povo que ajudou a colonizar nossa cidade e consequentemente descreve uma parte importante da história de Içara”,  destacou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon acrescentando que o AÇOR trouxe a Içara um momento especial “onde todos se envolveram para dar certo. Parabéns às secretarias, FAI, Núcleo Açoriano e Fundação Cultural”, concluiu.

Durante os três dias de evento Içara se tornou um pedaço da ilha dos açores.  O município foi palco de feira cultural, apresentações artísticas, encontro das bandeiras, cantorias do divino, mastro de São Sebastião, gastronomia típica, desfile das delegações, decoração temática, exposições e mostra de vídeos. A cidade ainda apresentou durante o AÇOR, para aproximadamente 18 mil pessoas, o artesanato, o folclore, a religiosidade e a cultura que os açorianos deixaram como legado.

A presidente da Fundação Cultural de Içara, Eliana Jucoski Monteiro destaca que o documentário é uma forma de registro e resgate da história. “Este material faz parte do resgate de nossa história e que o trabalho não fique neste documentário. Que ele seja levado ao maior número de pessoas”, assinalou Eliana que na oportunidade entregou à representante da secretaria de Educação, Vanderleia Pizzetti Nunes, cópias do documentário para serem distribuídos nas escolas municipais.

O coordenador do Núcleo de Estudos Açorianos (NES) da UFSC, Joi Cletison Alves, lembrou os premiados içarenses com o Troféu Açorianidade/2014 ressaltando que este registro se fez pelo excelente trabalho da escritora Elza de Mello, que recebeu o Troféu Ilha Graciosa, na categoria pesquisadora; e Joelson Cardoso, coordenador do Grupo Folclórico Reis do Oriente, agraciado com o Troféu Ilha Terceira, categoria Grupo Folclórico, e pelo que Içara mostrou no 20º AÇOR. “Os premiados de içara são mais que merecedores por manter a cultura açoriana viva. Agradeço a eles por este trabalho, prefeitura que assumiu a parceria para realizar a festa e a toda população içarense”. Joi também fez a entrega oficial de um relatório do 20º AÇOR e do documentário.

Para a aluna do NAES, Michele Nietto Demétrio, que junto com o grupo participou do lançamento, o documentário é lindo e rico de história. “Fiquei feliz por ter a oportunidade de participar deste momento. O vídeo ficou lindo e mostrou uma história que eu, particularmente, conhecia superficialmente”.  Já a diretora do matérial, Tatiana Kviatkoski, afirmou que o mais difícil foi sintetizar as horas de filmagem, ”mas o povo de Içara foi muito receptivo com o trabalho de pesquisa. Fiquei feliz com o resultado”.

Também participaram do lançamento o prefeito do Balneário Rincão, Décio Góes, A escritora Elza de Mello; Joelson Cardoso; a primeira dama e presidente da FAI, Ceneli Freitas Gastaldon; o presidente da Associação Cultural Açoriana de Içara, Jorgemar Fernandes; e a Rainha e segunda princesa do 20º AÇOR, Ana Carla Figueira e Marina Cabreira, respectiva,ente.

A 21ª edição do AÇOR acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto, em Florianópolis. O evento contará com a participação de 27 municípios, 51 instituições do litoral de Santa Catarina, além dos trabalhos de 15 escolas da rede municipal que aderiam o projeto do núcleo de Estudos Açorianos. Para os três dias de festa estão programadas 48 apresentações folclóricas e dois shows musicais. 

Colaboração: Alexandra Cavaler