A aprovação do Projeto de Lei – PL nº 24, de 18 de junho de 2015, que autoriza doar imóvel do patrimônio público para a APAE, recebeu aplausos dos funcionários, pais e até alunos da instituição que participaram da sessão ordinária de segunda-feira (29). A Casa Legislativa reforçou que a APAE presta relevantes serviços sociais e assistências para os alunos especiais que dela precisam.
Dessa forma, se faz merecedora da doação do terreno onde ficava localizada a antiga garagem da Prefeitura Municipal de Orleans. "Nesta noite a Câmara de Vereadores irá respaldar a vontade de vocês de receber o terreno e também a vontade que o prefeito Marco sentiu e foi determinante, mandando imediatamente após a conversa o projeto para esta Casa. O terreno irá trazer segurança para o trabalho da APAE por muitos e muitos anos", ressaltou o líder do governo, vereador Valter Orbem (PSD).
“Esta doação é a ampliação do espaço que vai enriquecer mais o aspecto físico da APAE, que ficará muito mais amplo e muito mais bonito”, reforçou o veador Antonio Dias André (PMDB), o Geada. “Eu quero dar parabéns para a Administração Municipal. A partir do momento que tiver o terreno, a entidade pode buscar recursos e fazer projetos. Se não tiver no próprio nome, isso não é possível”, finalizou Cristian Berger (PPS), o Kiki.
Transporte Universitário
O Projeto de Lei – PE nº 20, de 3 de junho de 2015, que anula a dotação orçamentária e abre crédito suplementar para auxílio financeiro de transporte escolar universitário também foi aprovado. Além disso, foi aprovado também o PL nº 21, de 3 de junho de 2015, que autoriza transferir recursos no valor de R$ 80 mil para a Associação de Universitários do Município de Orleans que se deslocam para Tubarão e Criciúma.
“Fui relator desse parecer e decidi como favorável, mas estou votando com dor no coração. Eu não queria que esse projeto fosse passado hoje porque eu creio que poderia ser feito um estudo melhor que pudesse repassar mais dinheiro para que o transporte seja gratuito. Porém, esperamos que no próximo ano seja feito uma revisão no orçamento para que os estudantes não precisem arcar com a passagem”, destacou Cristian Berger.
Homenagem
O vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Antonio Dias André, entregou a homenagem ao jornalista Ednilson Marcelo Perdoná pelos 25 anos de trabalho como radialista na rádio FM Luz e Vida. "Eu gostaria de compartilhar esse reconhecimento com cada orleanense e, por extensão, agradecer a cada um que, nestes 25 anos, abriu espaço na sua casa para ouvir a nossa voz, levando através o som, um sonho e realização do padre Santos Spricigo, a informação até vocês", declarou o homenageado.
"Você é merecedor dessa homenagem pela dedicação do seu trabalho ao jornalismo e à boa informação e a comunidade tem dado prova disso pela audiência, que você possa ter pelo menos mais 25 anos", afirmou Valter Orbem. "Parabéns a você e à rádio FM Luz e Vida que cumpre o papel da imprensa, um papel difícil, principalmente no Brasil, onde a influência negativa vem de todos os lados. Manter a coerência ao longo do tempo é uma virtude a ser valorizada, pois se difunde o que é de interesse da sociedade", completou o presidente da Casa Legislativa, vereador Mario Coan (PSDB).
Manifestação da Associação de Moradores do Bairro Nova Orleans
Após reunião com o Poder Executivo, os moradores da Associação do Bairro Nova Orleans se reuniram na Casa Legislativa. Os vereadores elogiaram a cidadania exercida por eles. “Toda a vez que os moradores do bairro Nova Orleans se manifestam, temos que estar atentos às reivindicações. Estamos aqui para abraçar às causas de todos e ajudar no que for possível”, garantiu Geada.
“Gostaria de parabenizar os moradores que representam a Associação do Bairro Nova Orleans pela organização e por buscar os seus direitos democraticamente aqui na casa do povo, onde nos encontramos hoje, e com o Poder Executivo. Vocês contribuem muito com o desenvolvimento do município através dos seus trabalhos e do pagamento dos seus impostos”, declarou o vereador Osvaldo Cruzetta (PP).
Indicação
O vereador Mario Coan realizou a indicação nº 29 ao Poder Executivo para que proceda a coleta de lixo na comunidade Sesmaria, passando com o caminhão pela estrada geral. Conforme Mario, ele realizou a solicitação após ler o desabafo do vereador Cristian Berger através da rede social.
ACIO
Na próxima segunda-feira, a Associação Comercial e Industrial de Orleans – ACIO realizará às 18h, na Câmara de Vereadores, uma reunião. “Nós iremos explicar o que é o desenvolvimento econômico local e quais ações podem ser implementadas pelo Poder Executivo, fomentadas e cobradas pela ACIO. Pretendemos fazer um trabalho diferente para atender os interesses coletivos da sociedade”, informou o vereador e diretor de desenvolvimento regional da ACIO, Mario Coan. Além disso, ele reforçou que ações para voltar a ser realizada a Semana Cultural no município também estão sendo feitas pela associação empresarial.
Recursos Públicos
O vereador Mario Coan afirmou que está fiscalizando como os recursos públicos estão sendo aplicados no município. O objetivo, conforme ele, é discutir isso com a sociedade. “Será que as obras têm uma função social adequada? Será que não há outras prioridades? Vamos desmistificar tudo isso na sociedade, vamos dar voz e vez às pessoas, vamos acabar com a obscuridade que existe na gestão dos recursos públicos. Fazendo isso, teremos uma sociedade melhor”, afirmou.
[soliloquy id=”133199″]