2º turma do Curso Básico de Atendimento à Emergência 2017 de Urussanga se formou nesta semana. Curso é necessário para quem busca se tornar um Bombeiro Comunitário. Inscrições para curso avançado iniciam em agosto.
O sonho de ser bombeiro, ser voluntário ou adquirir conhecimentos para salvar vidas motivou nesta semana, a formação de mais uma turma do Curso Básico de Atendimento à Emergência – CBAE 2017 do Corpo de Bombeiros de Urussanga. Já são 51 membros da comunidade aptos somente neste ano, a atuarem como agentes de proteção civil e brigadistas voluntários. A solenidade aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz com a presença de familiares e amigos. O curso é necessário para quem busca ser Bombeiro Comunitário (veja vídeo ao fim da matéria).
O senhor Enedino Fontanella Goulart é da primeira turma de Bombeiros Comunitários de Urussanga. Depois da sua formatura em 2008, desta vez presenciou a a filha Lauanda de 22 anos, concluindo o CBAE e buscando seguir o exemplo do pai como BC. “É um orgulho pra gente e esperança de que ela possa contribuir ainda mais junto a sociedade. Estou muito orgulhoso com a decisão dela em buscar o voluntariado junto ao Corpo de Bombeiros”, conta Fontanella, morador do bairro Bela Vista.
O curso visa a capacitação da comunidade para agir em situações de emergência, atuando na primeira resposta, evitando ou minimizando consequências desastrosas. Além disso, trata-se de requisito indispensável à matrícula no CAAE, curso destinado a formação de Bombeiros Comunitários e Brigadistas Particulares, com previsão de início na unidade em meados do mês de setembro.
Entre uma história e outra, surge o senhor Osvaldo Salvador. Mineiro aposentado, o morador do bairro Alphaville em Cocal do Sul, também buscou voluntariado através do curso. “ Ele gosta muito de se envolver com isso. Quer dar continuidade e se tornar um bombeiro comunitário”, relata a esposa Eliane Florêncio Salvador, ao lado das filhas Maria Tereza e Ana Clara.
Foram duas turmas com pessoas das mais diferentes idades. Uma equipe de grande qualidade que vai acrescentar e muito ao serviço avançado de atendimento a emergências do Corpo de Bombeiros de Urussanga”, destaca o coordenador do curso, Soldado Duarte.
[soliloquy id="229670"]
Inscrições iniciam em agosto
As pessoas que já realizaram o Curso Básico de Atendimento à Emergências – CBAE, podem prosseguir e buscar o Curso Avançado de Atendimento à Emergências – CAAE realizando a matricula a partir do mês de agosto deste ano. O curso inicia em setembro.
Inicialmente os inscritos terão 104 horas/aula onde é oferecido o conteúdo teórico e práticas, juntamente com 250 horas de estágio operacional, onde acompanham as guarnições nos atendimentos emergenciais e são avaliados quanto à adaptação.
Mais informações, no telefone do Corpo de Bombeiros de Urussanga pelo: 3403 1420.
Veja vídeo da formatura da 2ª turma do CBAE em Urussanga