O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT/SC trabalha em duas frentes de obras para garantir a trafegabilidade pela BR-101 Sul, na transposição do Morro do Formigão. A autarquia avança, nesta semana, a construção do trecho de pista entre o acesso à SC-390 ao túnel liberado no segmento e na melhoria do pavimento, no sentido Porto Alegre-Florianópolis, último espaço do traçado antigo da rodovia federal ainda com tráfego de veículos.
O DNIT/SC iniciou nesta segunda-feira (15), o deposito e compactação de rochas para base de pista, entre o acesso à SC-390 até o início do pavimento de concreto, na travessia do túnel do Morro do Formigão. O trecho já recebe a camada de “finos”, superfície de ligação do pavimento com o suporte de aterro. Este trecho também tem o sistema de escoamento de água finalizado sobre o talude (lateral) para evitar erosão.
Além da construção de pista, a autarquia trabalha para a recuperação do pavimento antigo entre o km 337 ao km 337, no sentido Sul-Norte de tráfego. Os trabalhos começaram na segunda-feira, 14 e se estenderam até hoje (15). Nesse espaço, o pavimento da faixa auxiliar foi recomposto, com a retirada da superfície desgastada e irregular e feita a aplicação de nova camada. Assim, o tráfego de veículos de grande porte será feito de forma mais rápida.
Ambos os trechos estão alocados no último espaço em obras de duplicação da BR-101 Sul catarinense, entre o km 337 ao km 339, em Tubarão. Aqui estão sendo construídas pistas, uma nova ponte sobre o Rio Tubarão, nossos acessos à SC-390 (rodovia estadual) e um viaduto para acesso aos bairros Sertão dos Corrêas e Cruzeiro (em fase de construção do sistema de drenagem).
Todo o segmento tem fluxo de veículos em desvios, com sinalização provisória de obras. O limite de velocidade está fixado em 60 km/h, para todos os tipos de veículos. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas nas frentes de obras.
Para mais informações, o DNIT/SC disponibiliza o Sistema de Atendimento ao Usuário da BR-101 Sul, pelo telefone 0800 6030 101 e o site 101sul.com.br.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC