O cronograma inclui as roçadas na vegetação rasteira em canteiro central e bordos de pistas, conservação e manutenção no pavimento asfáltico, entre outros.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai retomar os trabalhos de conservação e melhorias na BR-101 Sul a partir desta quarta-feira (03) depois das festas de Final de Ano.
Desde o dia 23 de dezembro passado, a autarquia mantem equipes de plantão emergencial com trabalhos de roçada na vegetação rasteira em menor volume de atividade. Os demais serviços serão retomados gradativamente, sem afetar a trafegabilidade na rodovia federal para os próximos dias.
O cronograma de serviços inclui as roçadas na vegetação rasteira e arbustiva em canteiro central e bordos de pistas, conservação e manutenção no pavimento asfáltico na plataforma duplicada e vias laterais, construção, instalação e manutenção nos elementos de sinalização vertical (placas, painéis, pórticos, semipórticos e marcos), entre outros.
Atenção nas pistas
Com a retomada dos trabalhos, quando necessárias, intervenções sobre as pistas duplicadas da BR-101 Sul vão modificar o fluxo dos veículos em movimentação de longo curso. As atividades realizadas sobre a plataforma são sempre delimitadas pela sinalização provisória de obras, separando os trabalhadores da circulação dos veículos. A indicação de que trabalhos estão sendo executados começa com o sinalizador (bandeirinha), anterior à frente de serviços, e, uma vez dentro do estreitamento de faixas, o motorista deve reduzir a velocidade.
O DNIT pede aos motoristas que respeitem o limite de velocidade dentro das frentes de obras, geralmente limitado entre 40 km/h a 60 km/h para todos os tipos de veículos. Quando há chuva, todos os tipos de trabalhos em execução são suspensos, para garantir a segurança dos usuários e trabalhadores e a sinalização provisória é retirada.
Obras Complementares
O lote de Obras Complementares à duplicação da BR-101 Sul serão retomadas na próxima segunda-feira, 08. Os trabalhos para construção de nova via lateral entre o km 321,2 ao km 324 em Pescaria Brava vão seguir com a retirada do solo com baixa resistência para depósito e compactação de novas camadas de solo e rochas.
A principal recomendação aos motoristas é com a entrada e saída de caminhões basculantes, em movimentação entre o km 318, onde está o local do bota-fora, ao km 324.
O lote de obras complementares e remanescentes se estende do km 300, em Laguna, até o km 358, em Sangão e já construiu e liberou cerca de dois mil metros de vias laterais, 1,5 mil metros de calçadas, um viaduto e quatro passarelas. Ainda em construção 2,8 mil metros de passeios públicos em Tubarão, na travessia urbana do bairro São Cristóvão.
Colaboração: Muriel Ricardo Albônico – Assessor de Comunicação do DNIT/SC