O DNIT/SC fará, durante toda esta semana, trabalhos de reforço e remarcação na pintura das faixas de eixo central e bordos da BR-101 Sul, nos segmentos que passaram por trabalhos de melhorias no pavimento. A autarquia começa, nesta terça-feira (11) a repintar a plataforma de tráfego entre o km 300 ao km 309, em Laguna, sobre o fluxo de veículos no sentido Florianópolis-POA.
Com as atividades, a circulação de veículos será redimensionada para abrir frente aos trabalhadores e equipamentos, com espaços delimitados pela sinalização provisória. A ação é paliativa até que a rodovia federal receba nova pintura termoplástica definitiva, feita dentro do programa BR Legal.
A sinalização, em cor branca e com traço descontínuo (tracejado) ao longo do pavimento, indica a divisão de pista única em duas faixas de rolagem, com fluxo de veículos em mesmo sentido, com possibilidade de troca entre faixas. Esse tipo de reforço é comum após trabalhos de melhorias em pistas e vias laterais da BR-101 Sul catarinense, usada entre o final de obras e a instalação da sinalização rodoviária definitiva. A pintura, usada nesse caso, tem resistência e refletividade em menor escala que a tinta termoplástica, mas oferece boa definição e visibilidade.
Além do trecho lagunense, a autarquia fará pintura na BR-101 em Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Tubarão, Jaguaruna, Sangão e Içara. O objetivo da melhoria da sinalização é garantir a trafegabilidade dos usuários, garantindo a segurança neste segmento em pós melhorias. Os motoristas que trafegam pelo trecho devem atentar a sinalização disposta, respeitando os limites de velocidade definidos.
Os trabalhos vão continuar nos próximos dias, dentro das condições de tempo estável. Com chuva, a pintura é suspensa e vai aguardar pelo secagem da plataforma asfáltica.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC