O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT/SC fará nesta quinta-feira (31), melhorias no sistema de escoamento pluvial (água da chuva) e drenagem do canteiro central entre o km 376 ao km 380 da BR-101 Sul, em Içara, com concretagem de pontos danificados por veículos envolvidos em saída de pista.
Os trabalhos são necessários para a manutenção das sarjetas e pontos de captação. Para segurança de usuários e trabalhadores envolvidos na logística da operação, a faixa de rolagem da esquerda será interrompida em ambos sentidos de trafego, diretamente nas frentes de obras.
Os locais onde serão abrigadas as atividades serão delimitados pela sinalização provisória e indicadas, com antecedência, por sinalizador (bandeirinha). O limite de velocidade passará a ser de 60 km/h para todos os tipos de veículos, por onde houver estreitamento de faixa. A meta da autarquia é finalizar todo o trabalho de concretagem na quinta-feira, porém, caso seja necessário, a manutenção continuará na sexta-feira. Como são realizados em campo aberto, caso chova, os trabalhos e a interrupção de faixas serão cancelados.
Trabalhos de manutenção de pistas, drenagem ou sinalização são necessário para garantir condições de trafegabilidade segura aos usuários da BR-101 Sul catarinense. As roçadas, por exemplo, garantem a conservação dos elementos de sinalização rodoviária (placas, painéis, defensas metálicas, etc.) e também para a melhor visualização e compreensão pelos motoristas. Já a coleta de lixo evita que materiais sólidos acabem dentro do sistema de escoamento, danificando bocas de lobo e as galerias debaixo das pistas.
Para os usuários da rodovia federal, o DNIT/SC pede que seja respeitado o local em melhorias, evitando a parada desnecessária com o veículo. Além disso, é preciso reduzir a velocidade e observar a sinalização vertical provisória instalada. Trabalhadores e equipamentos estão em constante circulação pelas frentes de melhorias, se expondo ao fluxo de longo curso ou tráfego local de veículos.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico / Comunicação DNIT/SC