Execução da ponte aguarda licenças ambientais e também a decisão do Dnit.
Em mais uma semana, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Fraxe, deve apresentar a decisão do governo federal sobre a construção da ponte de Cabeçudas, em Laguna. O consórcio vencedor da licitação, formado pela Camargo Corrêa/M.Martins/Construbase, está com o contrato assinado para a construção da ponte há quase um ano, mas até agora nada de obras.
A execução da ponte aguarda licenças ambientais e também a decisão do Dnit sobre o projeto. Há um ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) analisa um sobrepreço de R$ 40 milhões. No fim do ano passado, o TCU liberou o início das obras, mas determinou ao Dnit que apresentasse uma proposta de redução dos custos, especialmente da mão de obra, considerado acima da tabela do próprio órgão.
Com a ponderação de que a ponte era muito cara, R$ 593 milhões, o diretor-geral do Dnit chegou a dizer que o projeto poderia ser revisto, deixando o modelo estaiado de lado, o que implicaria nova licitação e mais atrasos. Em janeiro, após reuniões com deputados federais da bancada catarinense, o diretor voltou atrás e garantiu que a ponte manteria o modelo estaiado, porém, o Dnit estudaria formas de enxugar o custo. Novas reuniões foram realizadas desde o início do ano, sem uma definição. Ontem, em reunião com o deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB), Fraxe garantiu que em uma semana o assunto estará resolvido.
Uma nova reunião deve ser realizada hoje entre o Dnit e o TCU para definir a questão do sobrepreço. O resultado do acordo entre os dois órgãos será levado ao Ministério do Planejamento e na próxima terça-feira o Dnit finalmente deve anunciar qual será o destino da ponte, com a possibilidade de alteração no projeto para baratear o custo ou até mesmo uma decisão mais drástica, de rever a obra toda, o que levaria a uma nova licitação.
Ainda ontem, o diretor do Dnit garantiu que o túnel do Formigão, em Tubarão, está em processo licitatório. Porém, até o momento o Dnit não relançou o edital para a construção do túnel. A primeira licitação do túnel foi cancelada devido à inabilitação das duas empresas interessadas. O custo da obra é de R$ 60 milhões.
Diário do Sul