Em menos de seis meses, aplicativo do Dnit para smartphones recebeu 4.534 notificações
Após cinco meses de lançamento, o DNIT Móvel se mostra um poderoso instrumento na conservação e manutenção das rodovias federais brasileiras. Segundo dados divulgados no último dia 31 de março pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a média para que os problemas denunciados no aplicativo sejam resolvidos é de três dias úteis.
“Antes, sem essa comunicação, o serviço de conservação era mais difícil, pois havia uma burocracia que era desconhecida dos usuários. O DNIT Móvel facilitou a manutenção das estradas. A Semana Santa é uma ótima oportunidade para saber das avaliações dos usuários sobre a qualidade do pavimento”, comenta o diretor geral interino do DNIT, Adailton Dias. Das ocorrências informadas ao DNIT, 60% foram resolvidas.
Os três Estados com maior número de ocorrências foram Bahia, Amapá e Rio de Janeiro. Já os principais defeitos registrados consistem em buracos e animais na pista, falta de sinalização, acidente e mato alto. “Cabe ressaltar que os acidentes relatados são usados para estudo, no caso de que os mesmos acidentes sejam recorrentes em um determinado trecho na estrada. Nesses casos, verificamos se há problemas estruturais ou de manutenção”, explica Adailton Dias.
O app – Utilizar o DNIT Móvel é fácil. O primeiro passo é fazer o download gratuito do programa nas lojas do Google Play ou da Apple Store. Com o aplicativo devidamente instalado, o motorista já pode pegar a estrada e, caso observe algum problema na rodovia, basta estacionar o carro e iniciar o processo. Até final de março, quase 50 mil usuários fizeram os downloads nas lojas.
Com essa confirmação, a tela do aplicativo disponibiliza um menu (em formas de ícones ou listagem –, a informação do GPS), a possibilidade de anexar fotos e os detalhamentos da ocorrência. O detalhamento será avaliado pela Ouvidoria. Caso não tenha sinal de internet no local nem de GPS, é necessário informar o Estado, o número da rodovia e o quilômetro da ocorrência. O DNIT Móvel guarda os dados e envia para a central assim que a comunicação for restabelecida.
Em média, a Ouvidoria do Dnit – onde todas as ocorrências são encaminhadas – recebe 30 notificações diariamente e o tempo médio de resposta são de três dias. “A maioria das reclamações é de buraco na pista”, contabiliza Adailton Dias. Com a ocorrência devidamente registrada, a empresa de engenharia realiza o serviço.
Colaboração: Comunicação Dnit