O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), vem acrescendo o número de dispositivos para controle de velocidade em passagens de pedestres, acessos à aglomerados urbanos e vias lindeiras da BR-101, no Sul catarinense. Seis novas lombadas eletrônicas foram instaladas, no início de março, em ruas laterais da rodovia federal em Tubarão, todas em aglomerado urbano entre o km 341 ao km 343, no bairro São Cristóvão. As unidades aguardam ligação elétrica e aferição para operar, agilizando a movimentação e garantindo a segurança de pedestres.
O limite de velocidade que será aferida nas vias lindeiras será de 50 km/h. O DNIT está revisando toda a sinalização vertical indicatória de velocidade, em todo o trecho, para não criar discrepâncias entre o que será aferido e o que está disposto pela sinalização. As ruas lindeiras à rodovia federal, em Tubarão, têm grande aglomeração urbana, onde residências, indústrias, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, escolas e universidade estão dispostas nos bordos das pistas já duplicadas. Com isso, há forte movimentação de pedestres e veículos, circulando entre os bairros Revoredo, Humaitá, Morrotes, Fábio Silva e São Cristóvão.
Cinco lombadas eletrônicas foram instaladas em 2012 e estão em funcionamento, sendo uma próxima ao viaduto duplo de acesso ao centro de Tubarão, no km 334, mais duas no km 336, após a alça de acesso construída. Há mais dois dispositivos instalados próximo da rua Padre Dionísio da Cunha Laudt, principal acesso a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Os quatro segmentos de vias são locais em que há maior movimentação de pedestres.
Dispositivos de lombadas eletrônicas já estão operando no Sul catarinense, sendo alocadas em vias lindeiras nos municípios de Sangão e Sombrio. O objetivo do DNIT é coibir o excesso de velocidade nas vias, principalmente nos pontos de travessia de pessoas, garantindo maior segurança aos transeuntes. A velocidade máxima de operação das lombadas eletrônicas será de 50 km/h, mesmo limite de tráfego nas vias lindeiras. Outros trechos estão em estudo de tráfego para receberem a instalação de controladores de velocidade.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC