O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) começou na semana passada, a construção de vigas para Içamento e instalação na parte Norte da ponte sobre o Rio Tubarão. Os trabalhos estão concentrados entre a rua Cândido Darela e a BR-101 Sul. Para avanço das obras neste ponto, o consórcio EnCi (Engedal-Cima), responsável pela obra, cercou todo o local com tapumes.
Nesta frente do obras, o consórcio tem duas vigas prontas e finalizada nesta terça-feira, 25, a terceira unidade. Ao todo, 19 vigas estão prontas. Ao todo, serão produzidas e instaladas 36 vigas, que abrigarão a futura pista de sentido Sul-Norte da rodovia federal. Os tamanhos das unidades variam de 34,70 metros, comprimento dos três vãos no leito do rio, a 37,50 metros de comprimento, nos seis vãos em terra, todas com 1,80 metros de altura. O peso das estruturas chega a 40 toneladas, cada.
A ponte tem oito vigas já instaladas, formando dois vão. Além das unidades já fixadas, toda a infraestrutura (bases) estão prontos. Os trabalhos seguem para a construção de três conjunto de pilares no leito do Rio Tubarão, atividades afetadas pela elevação do leito, principalmente em abril e maio.
O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos é responsável pela construção da ponte, no traçado antigo da BR-101 Sul, sobre o Rio Tubarão. A estrutura está localizada no município catarinense de Tubarão, entre os bairros Morrotes e Fábio Silva. A estrutura antiga foi removida no mês de novembro passado para abrir espaço ao canteiro de obras e construção da nova estrutura. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A ponte vai receber somente o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC